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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64560

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Título: Ensino por investigação como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem em termoquímica no ensino médio
Autor(es): PEREIRA, Maria Fernanda Sobral Dornelas
Palavras-chave: Ensino de química; Sequência didática investigativa; Alfabetização científica; Termoquímica
Data do documento: 14-Nov-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Maria Fernanda Sobral Dornelas. Ensino por investigação como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem em termoquímica no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa nasce da inquietação em compreender como o ensino por investigação, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do segundo ano do ensino médio no conteúdo de Termoquímica. Fundamentada na investigação científica e nos princípios da alfabetização científica, a pesquisa configura-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa, permitindo uma análise detalhada do fenômeno em questão. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados no início e ao final da sequência didática, possibilitando a análise das concepções prévias e dos avanços no conhecimento dos alunos, além de observações realizadas ao longo da pesquisa e da análise de cartazes desenvolvidos na última etapa da sequência didática investigativa. Inicialmente, observou-se que muitos estudantes possuíam percepções equivocadas sobre conceitos de termoquímica, como calor e temperatura. Contudo, a aplicação da sequência didática investigativa, fundamentada em atividades experimentais e contextualizadas, despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, proporcionando uma maior participação nas discussões e atividades em grupo. Durante a sequência didática investigativa, foi possível analisar parâmetros da alfabetização científica, especialmente nas etapas de experimentação problematizadora e na atividade contextualizada. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem os conceitos de termoquímica a situações do cotidiano, promovendo uma aprendizagem efetiva e alinhada aos princípios da alfabetização científica. Ao final, observou-se que uma parcela significativa dos estudantes conseguiu ressignificar seus conhecimentos e relacionar os conteúdos estudados com fenômenos do cotidiano, evidenciando que a metodologia investigativa foi eficaz para promover uma compreensão mais aprofundada e contextualizada dos conceitos de termoquímica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64560
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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