Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64560

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorPEREIRA, Maria Fernanda Sobral Dornelas-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:20:41Z-
dc.date.available2025-07-21T15:20:41Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Fernanda Sobral Dornelas. Ensino por investigação como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem em termoquímica no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64560-
dc.description.abstractA presente pesquisa nasce da inquietação em compreender como o ensino por investigação, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do segundo ano do ensino médio no conteúdo de Termoquímica. Fundamentada na investigação científica e nos princípios da alfabetização científica, a pesquisa configura-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa, permitindo uma análise detalhada do fenômeno em questão. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados no início e ao final da sequência didática, possibilitando a análise das concepções prévias e dos avanços no conhecimento dos alunos, além de observações realizadas ao longo da pesquisa e da análise de cartazes desenvolvidos na última etapa da sequência didática investigativa. Inicialmente, observou-se que muitos estudantes possuíam percepções equivocadas sobre conceitos de termoquímica, como calor e temperatura. Contudo, a aplicação da sequência didática investigativa, fundamentada em atividades experimentais e contextualizadas, despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, proporcionando uma maior participação nas discussões e atividades em grupo. Durante a sequência didática investigativa, foi possível analisar parâmetros da alfabetização científica, especialmente nas etapas de experimentação problematizadora e na atividade contextualizada. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem os conceitos de termoquímica a situações do cotidiano, promovendo uma aprendizagem efetiva e alinhada aos princípios da alfabetização científica. Ao final, observou-se que uma parcela significativa dos estudantes conseguiu ressignificar seus conhecimentos e relacionar os conteúdos estudados com fenômenos do cotidiano, evidenciando que a metodologia investigativa foi eficaz para promover uma compreensão mais aprofundada e contextualizada dos conceitos de termoquímica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didática investigativapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.titleEnsino por investigação como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem em termoquímica no ensino médiopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4119831087993634pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research arises from the concern to understand how inquiry-based teaching, through a didactic sequence, can contribute to the teaching and learning process of second-year high school students in the field of Thermochemistry. Grounded in scientific investigation and the principles of scientific literacy, the research is structured as a case study with a qualitative approach, allowing for a detailed analysis of the phenomenon in question. Data were collected through questionnaires applied at the beginning and end of the didactic sequence, enabling the analysis of students' prior conceptions and their progress in knowledge, as well as observations made throughout the research and the analysis of posters developed in the final stage of the investigative didactic sequence. Initially, it was observed that many students had misconceptions about thermochemistry concepts, such as heat and temperature. However, the implementation of the investigative didactic sequence, based on experimental and contextualized activities, sparked students' interest and curiosity, leading to greater participation in discussions and group activities. During the investigative didactic sequence, it was possible to analyze aspects of scientific literacy, especially in the stages of problematizing experimentation and contextualized activities. These activities allowed students to apply thermochemistry concepts to everyday situations, promoting effective learning aligned with the principles of scientific literacy. By the end, a significant percentage of students had been able to reinterpret their knowledge and relate the studied content to real-world phenomena, demonstrating that the investigative methodology was effective in fostering a deeper and more contextualized understanding of thermochemistry concepts.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Fernanda Sobral Dornelas Pereira.pdf1,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons