Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64526
Compartilhe esta página
Título: | Histórias de vida, os saberes e a ressignificação da autoimagem de indivíduos-brincantes de Afoxés de Olinda e Recife |
Autor(es): | GUIMARÃES, Gina da Silva |
Palavras-chave: | Afoxé; Memória; História de vida; Figuração; Autoimagem; Processo de individualização |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GUIMARÃES, Gina da Silva. Histórias de vida, os saberes e a ressignificação da autoimagem de indivíduos-brincantes de Afoxés de Olinda e Recife. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo tem origem no Núcleo de Identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo identificar e analisar como o processo de mudanças na expressão da cultura negra em Olinda e Recife com a criação dos Afoxés, entre as décadas de 1980 e 1990, contribuíram para a produção social de saberes e formação de novas mentalidades de indivíduos brincantes de afoxés. Para tanto pergunto: como os afoxés de Recife e Olinda produziram e articularam saberes entre as décadas de 1980 e 1990? Que aspectos figuracionais foram desenhados diante de um processo civilizador historicamente construído de desvalorização destes conhecimentos, da desqualificação deste patrimônio cultural e social do saber? Acredito que um estudo desta natureza contribui para a produção e trocas de conhecimentos, acesso a registros culturais diferenciados, para a formação de valores, atitudes, posturas que eduquem cidadãos com orgulho de seu pertencimento étnico-racial, contrários às relações étnico-raciais baseadas em preconceitos, desvalorização, depreciação, desqualificação de saberes. O marco teórico do estudo tem a sociologia figuracional com base na compreensão de figuração, autoimagem e o processo de individualização atrelada à compreensão da memória, história, lugares de memória, saberes, processos educativos e histórias de vida como elementos que guardam o passado nesta relação indivíduo-sociedade, em busca da compreensão de saberes e fazeres de elementos da cultura afro-brasileira, em suas dinâmicas de construção e ressignificação da autoimagem, vivenciados pelos indivíduos-brincantes de afoxés participantes do estudo. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa no caminho da pesquisa histórica, e história temática de vida. Utilizei fontes documentais, impressas e orais, assim como a técnica da entrevista semi-estruturada como procedimentos de pesquisa. Os achados, nas falas dos entrevistados junto a registros de mídia impressa da época, apontam para a vivência em diversas figurações e teias relacionais dinâmicas, a construção de novos saberes (musicais, estéticos, políticos, identitários), expressando e promovendo um processo de ressignificação da autoimagem dos indivíduos-brincantes, fatos estes que reverberaram no processo de individualização dos mesmos em sua sociedade, ora caminhando para uma função social no campo artístico, ora no campo educativo, da saúde e políticas públicas de cultura. O acesso a estes saberes da cultura afro-brasileira, através de processos educativos informais, formais e não formais, findou por delinear a manutenção de um hábitus ancestral, articulado a uma perspectiva de longa data quando da rememoração de seus mitos e ritos na atualidade através dos Afoxés, como também a criação de novos saberes e práticas sociais, em um dinâmico equilíbrio da tradição com a renovação estética, cultural e política destes e junto com estes indivíduos-brincantes de Afoxés, em uma dinâmica relação indivíduo-sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64526 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Gina Da Silva Guimarães.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons