Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64521

Compartilhe esta página

Título: Essays on the economics of labor coercion in Brazil
Autor(es): COSTA, Guilherme Antonio Calabria Bayma
Palavras-chave: Economia brasileira; Coerção do trabalho; Escravização; Escravidão contemporânea; Avaliação de políticas públicas; Instituições públicas
Data do documento: 19-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Guilherme Antonio Calabria Bayma. Essays on the economics of labor coercion in Brazil. 2025. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta tese reúne quatro ensaios sobre a Economia da Coerção do Trabalho no Brasil. O primeiro capítulo introduz o tema e aborda a evolução histórica da coerção do trabalho no país, desde a colonização de Portugal e o tráfico de africanos escravizados até os dias atuais. O segundo capítulo analisa os efeitos não intencionais de uma política regional de desenvolvimento sobre a incidência de escravidão moderna durante a ditadura militar. Ao integrar perspectivas da economia política e da economia do trabalho, este estudo investiga como tais políticas podem ter inadvertidamente perpetuado práticas exploratórias, ao mesmo tempo em que aumentaram a percepção das organizações socias sobre as formas contemporâneas de escravização do trabalho ainda presentes no país. No contexto do século XXI, o terceiro capítulo explora o papel da presença estatal e da justiça trabalhista, por meio das varas do trabalho, nos desfechos relacionados à escravidão moderna. Ele destaca a importância da atuação governamental e da presença judicial para reduzir a prevalência dessas práticas. Por fim, o último capítulo avalia o impacto de uma intervenção preventiva conduzida por uma ONG nacional. A pesquisa examina como o acesso à educação e à informação para trabalhadores vulneráveis pode alterar o equilíbrio econômico do nível de coerção laboral, sugerindo mudanças no comportamento dos trabalhadores e nas práticas de empregadores em setores de alto risco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64521
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Guilherme Antonio Calabria Bayma Costa.pdf120,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons