Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64514

Compartilhe esta página

Título: Transformação da consciência de classe no século XXI: continuidades, hibridização e a possibilidade de retomada dos movimentos sociais emancipatórios brasileiros
Autor(es): ARAUJO, Ygor Leonardo de Sousa
Palavras-chave: Direito coletivo do trabalho; Sindicalismo; Uberização do trabalho
Data do documento: 30-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAUJO, Ygor Leonardo de Sousa. Transformação da consciência de classe no século XXI: continuidades, hibridização e a possibilidade de retomada dos movimentos sociais emancipatórios brasileiros. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo discutir a consciência de classe no mundo contemporâneo, especialmente com o capitalismo de plataformas, utilizando do cenário alta mobilização da organização coletiva dos entregadores por aplicativos de entrega diante das condições de reprodução do capital nas suas formas contemporâneas. Utilizando-se dos fundamentos teóricos da Teoria Jurídico-Trabalhista Crítica e do método materialista histórico-dialético, pretende-se discorrer da estrutura, contexto e consciência de classe ao decorrer da história do sistema capitalista para melhor compreensão do atual momento organizativo da classe-que-vive-do trabalho. A partir da dialética marxista e do estudo de caso, realiza-se a análise das atuações, composições, posicionamentos discursivos e negociais das organizações coletivas de entregadores por aplicativo. Pretende-se averiguar se há possibilidade de rompimento com a racionalidade neoliberal dominante e uma retomada do sindicalismo brasileiro de caráter reformista ou revolucionário, a partir da dialética Marxista como possibilidade teórica de interpretação da realidade da consciência de classe dos trabalhadores. A disputa em torno da consciência de classe coloca a necessidade de conhecer os diferentes aspectos materiais para alcançar a melhor compreensão possível, sendo permitida através de um método, um caminho que permita, filosófica e cientificamente, compreender as limitações estruturais e históricas envolvidas em torno da classe-que-vive-do-trabalho. Por fim, a partir da análise percebeu-se que há um rompimento inicial com a racionalidade neoliberal, apontando o surgimento de uma figura híbrida, a do empreendedor-proletário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64514
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ygor Leonardo De Sousa Araujo.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons