Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460

Comparte esta pagina

Título : Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: Reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo
Autor : Silva, Isabela Pereira Nunes da
Palabras clave : Violoncelo; Canções folclóricas; Métodos
Fecha de publicación : 17-abr-2025
Citación : SILVA, Isabela Pereira Nunes da. Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de violoncelo a partir de canções do folclore brasileiro. O objetivo principal foi examinar as contribuições do uso de canções folclóricas para a iniciação ao violoncelo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que tratou das contribuições das canções folclóricas em pedagogias musicais, bem como o papel do professor nas escolhas dessas canções. Em seguida, foi realizada pesquisa documental sobre o método Da Capo: instrumentos de arco, de Joel Barbosa, que contém canções folclóricas em seu repertório. Por fim, propõem-se cinco arranjos como material didático, elaborados a partir de duas canções e três variações, com ênfase na exploração das técnicas do violoncelo. A pesquisa realça a relevância didática do uso de repertório da cultura do estudante, como as canções folclóricas brasileiras, que já são conhecidas, favorecem a aprendizagem enquanto, no plano afetivo, estimulam a sensação de pertencimento individual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabela Pereira Nunes da Silva.pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons