Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Sérgio Ricardo de Godoy-
dc.contributor.authorSilva, Isabela Pereira Nunes da-
dc.date.accessioned2025-07-17T22:16:59Z-
dc.date.available2025-07-17T22:16:59Z-
dc.date.issued2025-04-17-
dc.date.submitted2025-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Pereira Nunes da. Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de violoncelo a partir de canções do folclore brasileiro. O objetivo principal foi examinar as contribuições do uso de canções folclóricas para a iniciação ao violoncelo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que tratou das contribuições das canções folclóricas em pedagogias musicais, bem como o papel do professor nas escolhas dessas canções. Em seguida, foi realizada pesquisa documental sobre o método Da Capo: instrumentos de arco, de Joel Barbosa, que contém canções folclóricas em seu repertório. Por fim, propõem-se cinco arranjos como material didático, elaborados a partir de duas canções e três variações, com ênfase na exploração das técnicas do violoncelo. A pesquisa realça a relevância didática do uso de repertório da cultura do estudante, como as canções folclóricas brasileiras, que já são conhecidas, favorecem a aprendizagem enquanto, no plano afetivo, estimulam a sensação de pertencimento individual.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectVioloncelopt_BR
dc.subjectCanções folclóricaspt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.titleAnálise do método Da Capo de Joel Barbosa: Reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9958194556248885pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a study on teaching the cello using Brazilian folk songs. The main objective was to examine the contributions of the use of folk songs tobeginner-level cello study. First, a bibliographical survey was carried out, which dealt with the contributions of folk songs in musical pedagogies, as well as the role of the teacher in choosing these songs. This was followed by documentary research into the Da Capo method: bowed instruments, by Joel Barbosa, which contains folk songs in its repertoire. Finally, five arrangements of folk songs are proposed as teaching material. The research highlights the didactic relevance of using repertoire from the student's culture, such as Brazilian folk songs, which are already familiar, favour learning and, on an affective level, stimulate a sense of individual belonging.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabela Pereira Nunes da Silva.pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons