Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64439

Compartilhe esta página

Título: Conservação ambiental na geografia escolar para o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica e tabuleiros costeiros do Nordeste
Autor(es): SILVA, Steffane Ketily de Souza
Palavras-chave: Conservação ambiental; Currículo de geografia; Documentos legais do currículo
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Steffane Ketily de Souza. Conservação ambiental na geografia escolar para o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica e tabuleiros costeiros do Nordeste. 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Na contemporaneidade um dos maiores desafios é o de identificar, além de sua conceituação nos currículos de Geografia, caminhos para uma prática de conservação ambiental integrada das áreas de Mata Atlântica e dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste brasileiro. Com isso, a necessidade de um aprimoramento dos documentos legais de ensino de geografia necessita de discussão sobre a temática, já que o papel da escola está ligado diretamente à construção crítica de agentes protagonistas de um desenvolvimento sustentável efetivo. Assim, este trabalho tratou de uma análise dos documentos legais do currículo de Geografia, destacando os aspectos físico-ambientais das paisagens de Tabuleiros Costeiros e Mata Atlântica. A partir das análises dos currículos nacionais foi constatado que as abordagens dos temas da pesquisa não são efetivadas nos currículos de geografia, além de simples pontuações nos temas transversais de ensino e nos itinerários formativos, o que abre margem para abordagem de forma arbitrária como algumas eletivas no novo ensino médio. Na verdade, se faz necessária uma implementação de formação basilar, que contemple a obrigatoriedade em todos os anos letivos do ensino médio. A avaliação dos conteúdos dentro dos documentos foi realizada de maneira gradual, elegendo as mudanças e avanços entre os PCN’s, BNCC e o currículo do Estado de Pernambuco para o ensino médio. Por fim, a literatura mostrou uma falta de estrutura curricular que seja capaz de implementar nas escolas, de maneira funcional, um ensino que tenha como viés a preservação ambiental em áreas de Tabuleiros Costeiros e Mata Atlântica, tornando este trabalho um caminho propositivo para ações curriculares práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64439
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Steffane Ketily de Souza Silva.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons