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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64439

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dc.contributor.advisorPEREIRA, Eugênia Cristina-
dc.contributor.authorSILVA, Steffane Ketily de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:24:14Z-
dc.date.available2025-07-16T12:24:14Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Steffane Ketily de Souza. Conservação ambiental na geografia escolar para o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica e tabuleiros costeiros do Nordeste. 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64439-
dc.description.abstractNa contemporaneidade um dos maiores desafios é o de identificar, além de sua conceituação nos currículos de Geografia, caminhos para uma prática de conservação ambiental integrada das áreas de Mata Atlântica e dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste brasileiro. Com isso, a necessidade de um aprimoramento dos documentos legais de ensino de geografia necessita de discussão sobre a temática, já que o papel da escola está ligado diretamente à construção crítica de agentes protagonistas de um desenvolvimento sustentável efetivo. Assim, este trabalho tratou de uma análise dos documentos legais do currículo de Geografia, destacando os aspectos físico-ambientais das paisagens de Tabuleiros Costeiros e Mata Atlântica. A partir das análises dos currículos nacionais foi constatado que as abordagens dos temas da pesquisa não são efetivadas nos currículos de geografia, além de simples pontuações nos temas transversais de ensino e nos itinerários formativos, o que abre margem para abordagem de forma arbitrária como algumas eletivas no novo ensino médio. Na verdade, se faz necessária uma implementação de formação basilar, que contemple a obrigatoriedade em todos os anos letivos do ensino médio. A avaliação dos conteúdos dentro dos documentos foi realizada de maneira gradual, elegendo as mudanças e avanços entre os PCN’s, BNCC e o currículo do Estado de Pernambuco para o ensino médio. Por fim, a literatura mostrou uma falta de estrutura curricular que seja capaz de implementar nas escolas, de maneira funcional, um ensino que tenha como viés a preservação ambiental em áreas de Tabuleiros Costeiros e Mata Atlântica, tornando este trabalho um caminho propositivo para ações curriculares práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículo de geografiapt_BR
dc.subjectDocumentos legais do currículopt_BR
dc.titleConservação ambiental na geografia escolar para o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica e tabuleiros costeiros do Nordestept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Andrezza Karla de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418667833791845pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0234053003461212pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxIn contemporary times, one of the biggest challenges is to identify, in addition to its conceptualization in the Geography curricula, paths for an integrated environmental conservation practice of the Atlantic Forest and Coastal Tablelands areas of the Northeast. With this, the need for an improvement of the legal documents of geography teaching requires discussion on the subject, since the role of the school is directly linked to the critical construction of agents protagonists of an effective sustainable development. Thus, this work dealt with an analysis of the legal documents of the Geography curriculum, highlighting the physical-environmental aspects of the landscapes of Coastal Tablelands and Atlantic Forest. From the analysis of the national curricula it was found that the approach of the research themes are not effective in the geography curricula beyond simple scores in the transversal themes of teaching and in the formative itineraries, which opens the way for arbitrary approach as some electives in high school. In fact, it is necessary to implement basic training, which includes compulsory training in all school years of secondary education. The evaluation of the contents within the documents was carried out gradually, choosing the changes and advances between the PCN's, BNCC and the curriculum of Pernambuco for high school. Finally, the literature showed a lack of curricular structure that is capable of implementing in schools, in a functional way, a teaching.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4603415187671360pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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