Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64435

Compartilhe esta página

Título: A terceirização em universidades públicas federais e a precarização do trabalho: o caso dos trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Roraima
Autor(es): MENDES, Natália Alves
Palavras-chave: Precarização do trabalho; Terceirização; Universidade Federal
Data do documento: 22-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENDES, Natalia Alves. A terceirização em universidades públicas federais e a precarização do trabalho: o caso dos trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Roraima. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O mundo do trabalho, no decorrer dos séculos tem sofrido diversas influências que impactam diretamente na qualidade do trabalho e da vida do trabalhador. Suas diversas transformações têm ocorrido especialmente após o advento das Revoluções Industriais e da globalização e são resultados de políticas capitalistas de flexibilização das leis trabalhistas, que com a prerrogativa de crescimento econômico, precarizam trabalho e vidas. A terceirização, trazida como estratégia de flexibilização, no cenário brasileiro tem tornado as relações trabalhistas ainda mais frágeis, o que causa insegurança e instabilidade ao trabalhador. No caso do setor público e especificamente das Universidades Públicas Federais, o cenário de precarização não é diferente do setor privado. A presente pesquisa objetiva compreender o trabalho dos terceirizados da Universidade Federal de Roraima - importante instituição de ensino superior da região amazônica, analisando como este trabalho se aproxima ou se distancia das características de trabalho precarizado. A fim de se alcançar esse objetivo foi escolhida a abordagem qualitativa e o estudo de casos como estratégia, no qual a atividade do trabalhador terceirizado servente de limpeza foi selecionado como caso emblemático. Os métodos de coleta de dados seguiram a análise e a observação não-participante. Após o levantamento dos dados seguiu-se a análise de conteúdo de Bardim (2011) com a qual foram analisadas as características do trabalho pesquisado e as seis características de trabalho precário apontadas por Druck (2011) - vulnerabilidade e desigualdade social; intensificação do trabalho; insegurança e saúde no trabalho; perda da identidade; fragilização da organização dos trabalhadores; e condenação do direito do trabalho.O estudo aponta que a atividade terceirizada na UFRR apresenta aproximações com as seis características de precarização estudadas. Em duas delas: intensificação do trabalho e perda da identidade, há observações também de distanciamentos. Observa-se que os distanciamentos podem ser identificados principalmente na categoria invisibilidade/inferioridade e identificação/comunicação com o grupo. A pesquisa provoca o debate em torno do trabalho precarizado do trabalho, em seu tipo mais velado, o vínculo formal e legalizado da terceirização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64435
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natalia Alves Mendes.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons