Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64426

Share on

Title: Visibilidades do corpo gordo: consumo ou ativismo? Uma análise dos termos gordofobia e plus size através do Google Trends
Authors: PESSOA, Juliana Maia Albuquerque
Keywords: Corpo gordo; Gordofobia; Plataformas; Plus size; Teoria Ator-Rede
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PESSOA, Juliana Maia Albuquerque. Visibilidades do corpo gordo: consumo ou ativismo? Uma análise dos termos gordofobia e plus size através do Google Trends. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo discute as associações atribuídas aos termos plus size e gordofobia no banco de dados do Google em território brasileiro. Aqui, procura-se analisar como o corpo gordo é visibilizado, levando em consideração buscas realizadas das perspectivas do consumo e do ativismo. Com o suporte metodológico da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, realiza-se um mapeamento do cenário brasileiro de buscas no Google sobre as temáticas mencionadas. Ainda, utilizam-se os conceitos de vigilância (FOUCAULT, 2007) e precariedade (BUTLER, 2018) para compreender a dinâmica social na qual o corpo gordo está inserido. Contanto, também, com discussões sobre a impossibilidade de neutralidade das plataformas (BENJAMIN, 2019) e a contribuição dos usuários para a dinâmica delas (VAIDHYANATHAN, 2011).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64426
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Juliana Maia Albuquerque Pessoa.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons