Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64426

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Carolina Dantas de-
dc.contributor.authorPESSOA, Juliana Maia Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-07-15T20:30:01Z-
dc.date.available2025-07-15T20:30:01Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationPESSOA, Juliana Maia Albuquerque. Visibilidades do corpo gordo: consumo ou ativismo? Uma análise dos termos gordofobia e plus size através do Google Trends. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64426-
dc.description.abstractO presente estudo discute as associações atribuídas aos termos plus size e gordofobia no banco de dados do Google em território brasileiro. Aqui, procura-se analisar como o corpo gordo é visibilizado, levando em consideração buscas realizadas das perspectivas do consumo e do ativismo. Com o suporte metodológico da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, realiza-se um mapeamento do cenário brasileiro de buscas no Google sobre as temáticas mencionadas. Ainda, utilizam-se os conceitos de vigilância (FOUCAULT, 2007) e precariedade (BUTLER, 2018) para compreender a dinâmica social na qual o corpo gordo está inserido. Contanto, também, com discussões sobre a impossibilidade de neutralidade das plataformas (BENJAMIN, 2019) e a contribuição dos usuários para a dinâmica delas (VAIDHYANATHAN, 2011).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCorpo gordopt_BR
dc.subjectGordofobiapt_BR
dc.subjectPlataformaspt_BR
dc.subjectPlus sizept_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.titleVisibilidades do corpo gordo: consumo ou ativismo? Uma análise dos termos gordofobia e plus size através do Google Trendspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4218475754125197pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9786861294557962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study discusses the associations attributed to the terms plus size and fatphobia in the Google database in Brazilian territory. Here, we seek to analyze how the fat body is visible, taking into account searches carried out from the perspectives of consumption and activism. With the methodological support of the Actor-Network Theory, by Bruno Latour, a mapping of the Brazilian scenario of Google searches on the mentioned themes is carried out. Still, the concepts of surveillance (FOUCAULT, 2007) and precariousness (BUTLER, 2018) are used to understand the social dynamics in which the fat body is inserted. There are also discussions about the impossibility of platform neutrality (BENJAMIN, 2019) and the contribution of users to their dynamics (VAIDHYANATHAN, 2011).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Maia Albuquerque Pessoa.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons