Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419

Share on

Title: Cartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar"
Authors: ALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de
Keywords: Bacia do Rio Capibaribe; Limoeiro - PE; Cartilha Digital; Comunidade Escola
Issue Date: 4-Jun-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de. Cartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar". Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Bacia do Rio Capibaribe, situada em Pernambuco, é uma das mais relevantes do Nordeste brasileiro. Com cerca de 240 km de extensão, o Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará e deságua no Oceano Atlântico, em Recife. Neste contexto, objetivou-se elaborar uma cartilha geoambiental digital interativa "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar", como instrumento de sensibilização ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (ODS 4, 6, 12, 14 e 15). O projeto foi desenvolvido no Colégio Terceiro Milênio, em Limoeiro-PE, com foco nos estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental e seus professores. De caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a pesquisa organizou-se em seis etapas: diagnóstico inicial dos conhecimentos prévios, sensibilização e coleta de percepções, levantamento de dados por meio de pesquisa de campo, criação de materiais educativos, elaboração da cartilha interativa e implementação com avaliação através da coleta de feedback. A validação do trabalho foi feita mediante a aplicação de questionários a alunos e professores, utilizando a escala Likert para alunos e os critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade) para professores, obtendo avaliações satisfatórias. Os resultados indicaram que a cartilha se consolidou como uma ferramenta dinâmica, interativa e eficaz para o aprendizado e a sensibilização ambiental. Destacou-se ainda como uma iniciativa inovadora no contexto escolar, focando na bacia do rio Capibaribe e em seu entorno, especialmente no município de Limoeiro. A cartilha proposta como produto resultante do presente TCP diferencia-se por abranger especificamente a bacia do rio Capibaribe e seu entorno, particularmente no município de Limoeiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Washington Ribeiro De Almeida Filho.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons