Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de-
dc.date.accessioned2025-07-15T17:03:48Z-
dc.date.available2025-07-15T17:03:48Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de. Cartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar". Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419-
dc.description.abstractA Bacia do Rio Capibaribe, situada em Pernambuco, é uma das mais relevantes do Nordeste brasileiro. Com cerca de 240 km de extensão, o Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará e deságua no Oceano Atlântico, em Recife. Neste contexto, objetivou-se elaborar uma cartilha geoambiental digital interativa "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar", como instrumento de sensibilização ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (ODS 4, 6, 12, 14 e 15). O projeto foi desenvolvido no Colégio Terceiro Milênio, em Limoeiro-PE, com foco nos estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental e seus professores. De caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a pesquisa organizou-se em seis etapas: diagnóstico inicial dos conhecimentos prévios, sensibilização e coleta de percepções, levantamento de dados por meio de pesquisa de campo, criação de materiais educativos, elaboração da cartilha interativa e implementação com avaliação através da coleta de feedback. A validação do trabalho foi feita mediante a aplicação de questionários a alunos e professores, utilizando a escala Likert para alunos e os critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade) para professores, obtendo avaliações satisfatórias. Os resultados indicaram que a cartilha se consolidou como uma ferramenta dinâmica, interativa e eficaz para o aprendizado e a sensibilização ambiental. Destacou-se ainda como uma iniciativa inovadora no contexto escolar, focando na bacia do rio Capibaribe e em seu entorno, especialmente no município de Limoeiro. A cartilha proposta como produto resultante do presente TCP diferencia-se por abranger especificamente a bacia do rio Capibaribe e seu entorno, particularmente no município de Limoeiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBacia do Rio Capibaribept_BR
dc.subjectLimoeiro - PEpt_BR
dc.subjectCartilha Digitalpt_BR
dc.subjectComunidade Escolapt_BR
dc.titleCartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7456325005363443pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe Capibaribe River Basin, located in Pernambuco, is one of the most important in the Brazilian Northeast. Stretching approximately 240 km, the Capibaribe River originates in the Jacarará Mountain Range and flows into the Atlantic Ocean in Recife. In this context, the objective was to develop the digital and interactive geoenvironmental booklet "Exploring the Capibaribe River – Learning, Diagnosing, and Preserving" as a tool for environmental awareness, aligned with the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs) (SDGs 4, 6, 12, 14, and 15). The project was carried out at Colégio Terceiro Milênio, in Limoeiro-PE, targeting 8th and 9th-grade elementary school students and their teachers. With an exploratory and descriptive nature and a qualitative approach, the research was organized into six stages: initial diagnosis of prior knowledge, awareness-raising, and perception gathering, data collection through field research, creation of educational materials, development of the interactive booklet, and implementation with evaluation through feedback collection. Validation of the educational product was conducted by administering questionnaires to students and teachers, using a Likert scale for students and CAPES criteria (adherence, impact, applicability, innovation, and complexity) for teachers, obtaining satisfactory evaluations. The results indicated that the booklet became a dynamic, interactive, and effective tool for learning and environmental awareness. It also stood out as an innovative initiative within the school context, focusing on the Capibaribe River Basin and its surroundings, particularly in the municipality of Limoeiro. The booklet proposed as the resulting product of this final project is distinguished by specifically addressing the Capibaribe River Basin and its surroundings, especially in the municipality of Limoeiro.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Washington Ribeiro De Almeida Filho.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons