Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64384

Comparte esta pagina

Título : Estudo da imobilização de lodo têxtil de lavanderias do APL de confecções de Pernambuco em tijolos de solo-cimento
Autor : MOUSINHO, Ana Carolina Pereira da Silva Galindo
Palabras clave : Tijolos de solo-cimento; Lodo têxtil; Resíduos; Materiais de construção
Fecha de publicación : 28-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MOUSINHO, Ana Carolina Pereira da Silva Galindo. Estudo da imobilização de lodo têxtil de lavanderias do APL de confecções de Pernambuco em tijolos de solo-cimento. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Uma grande quantidade de lodo físico-químico, provenientes do processo de tratamento da água residuária do beneficiamento do jeans de lavanderias de confecções de jeans, é produzido diariamente, gerando grandes impactos ambientais. Por outro lado, muitos componentes de construção têm sido apontados pela literatura como forma adequada de solidificar e imobilizar contaminantes em resíduos sólidos. Entre eles, os tijolos de solo-cimento são interessantes por terem um processo de fabricação com menor gasto de energia e menor emissão de poluentes. Este trabalho apresenta um estudo acerca da fabricação e propriedades de tijolos de solo- cimento com incorporação de lodo têxtil (LT) provenientes de lavanderias de jeans do APL de confecções de Pernambuco, em taxas de 1% e 5% em relação à massa de solo. Foram avaliados os traços 1:10, 1:8 e 1:6 (cimento:solo) a fim de identificar a opção mais adequada para produzir os tijolos com solo local. Os tijolos produzidos foram caracterizados por ensaios físico- químicos, microestruturais, análise de desempenho tecnológico, durabilidade e lixiviação de contaminantes existentes no lodo têxtil. Os resultados obtidos mostram que, devido às características do solo da região, é necessário usar cimento CPV-ARI e traço 1:6, para obter tijolos com desempenho mecânico adequado. Os valores de resistência à compressão dos tijolos com 1% de LT foram maiores do que os tijolos de referência e apresentaram tendência de crescimento ao longo das idades estudadas (7, 14 e 28 dias), além disso se mostraram duráveis e sólidos com microestrutura homogênea. Os ensaios de lixiviação e solubilização, comprovam que não há arraste de metais contaminantes do LT. Dessa forma, a incorporação de 1% de lodo têxtil em tijolos de solo-cimento representa uma alternativa segura para uma melhor destinação deste resíduo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64384
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Pereira da Silva Galindo Mousinho.PDF9,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons