Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64378

Compartilhe esta página

Título: Otimização da qualidade de impressão 3D através do uso de splines de biarcos em G-code : um estudo experimental em geometrias complexas
Autor(es): XAVIER, Igor de Melo
Palavras-chave: Impressão 3D; Modelagem; Biarcos
Data do documento: 21-Nov-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: XAVIER, Igor de Melo. Otimização da qualidade de impressão 3D através do uso de splines de biarcos em G-code: um estudo experimental em geometrias complexas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A manufatura aditiva, amplamente conhecida como impressão 3D, tem transformado diversas indústrias ao permitir a prototipação rápida de objetos com geometrias complexas, ou seja, objetos que apresentam grandes variações de curvatura. No entanto, a qualidade das superfícies impressas ainda enfrenta limitações, especialmente nestas formas curvas, onde a suavidade é crucial para o acabamento estético e funcional. Tradicionalmente, os caminhos percorridos pelo cabeçote de impressão são descritos por segmentos de reta entre pontos adjacentes amostrados no processo de fatiamento, o que resulta em superfícies facetadas e pouco precisas. A fim de superar esse problema, foi proposto na literatura o uso de splines G 1 aproximativa de biarcos no lugar de segmentos de reta no G-code, uma vez que essa técnica permite conectar diversos biarcos de circunferência de maneira suave, preservando a continuidade tangencial e eliminando cúspides. O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo experimental que avalie os ganhos qualitativos proporcionados pelos splines G 1 de biarcos na impressão 3D de objetos com geometrias complexas. Para isso, serão gerados G-codes utilizando tanto o método tradicional de interpolação por segmentos retilíneos, aquele utilizado pelos softwares fatiadores, quanto o método aproximativo proposto com biarcos. Os G-codes serão comparados e será avaliado a eficiência do método proposto. Foi comprovado através da análise de código G-code exportado que o algoritmo desenvolvido calculou o mesmo trajeto utilizando comandos G2 e G3 de trajeto, entregando uma precisão curva ao invés daquela limitada por segmentos de reta. Esse estudo busca contribuir para o aprimoramento das técnicas de fatiamento e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da impressão 3D em aplicações industriais e de design.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64378
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Igor de Melo Xavier.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons