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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64378
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Silvio de Barros | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Igor de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T15:05:27Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T15:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Igor de Melo. Otimização da qualidade de impressão 3D através do uso de splines de biarcos em G-code: um estudo experimental em geometrias complexas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64378 | - |
dc.description.abstract | A manufatura aditiva, amplamente conhecida como impressão 3D, tem transformado diversas indústrias ao permitir a prototipação rápida de objetos com geometrias complexas, ou seja, objetos que apresentam grandes variações de curvatura. No entanto, a qualidade das superfícies impressas ainda enfrenta limitações, especialmente nestas formas curvas, onde a suavidade é crucial para o acabamento estético e funcional. Tradicionalmente, os caminhos percorridos pelo cabeçote de impressão são descritos por segmentos de reta entre pontos adjacentes amostrados no processo de fatiamento, o que resulta em superfícies facetadas e pouco precisas. A fim de superar esse problema, foi proposto na literatura o uso de splines G 1 aproximativa de biarcos no lugar de segmentos de reta no G-code, uma vez que essa técnica permite conectar diversos biarcos de circunferência de maneira suave, preservando a continuidade tangencial e eliminando cúspides. O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo experimental que avalie os ganhos qualitativos proporcionados pelos splines G 1 de biarcos na impressão 3D de objetos com geometrias complexas. Para isso, serão gerados G-codes utilizando tanto o método tradicional de interpolação por segmentos retilíneos, aquele utilizado pelos softwares fatiadores, quanto o método aproximativo proposto com biarcos. Os G-codes serão comparados e será avaliado a eficiência do método proposto. Foi comprovado através da análise de código G-code exportado que o algoritmo desenvolvido calculou o mesmo trajeto utilizando comandos G2 e G3 de trajeto, entregando uma precisão curva ao invés daquela limitada por segmentos de reta. Esse estudo busca contribuir para o aprimoramento das técnicas de fatiamento e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da impressão 3D em aplicações industriais e de design. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Impressão 3D | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Biarcos | pt_BR |
dc.title | Otimização da qualidade de impressão 3D através do uso de splines de biarcos em G-code : um estudo experimental em geometrias complexas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SIQUEIRA, José Edeson de Melo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2189948986023081 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847692220708299 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Additive manufacturing, widely known as 3D printing, has revolutionized various industries by enabling rapid prototyping of objects with complex geometries, that is, objects exhibiting significant curvature variations. However, the quality of printed surfaces still faces limitations, especially in these curved forms where smoothness is crucial for both aesthetic and functional finishes. Traditionally, the paths followed by the printhead are described by straight-line segments connecting adjacent points sampled during the slicing process, which results in faceted and imprecise surfaces. To address this issue, the use of G 1 approximate splines based on biarc curves has been proposed in the literature as a substitute for straight-line segments in the G-code. This technique allows multiple circular biarcs to be connected smoothly, preserving tangential continuity and eliminating cusps. The primary goal of this study is to conduct an experimental evaluation of the qualitative improvements provided by G 1 biarc splines in the 3D printing of objects with complex geometries. For this purpose, G-codes will be generated using both the traditional method of straight-line interpolation, commonly employed by slicer software, and the proposed approximation method with biarcs. These G-codes will be compared to assess the efficiency of the proposed method. It is expected that the use of G 1 biarc splines will result in smoother and higher-quality trajectories without significantly increasing processing time. This study aims to contribute to the advancement of slicing techniques and, consequently, to the improvement of 3D printing quality in industrial and design applications. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4413292899329883 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Igor de Melo Xavier.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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