Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64368

Compartilhe esta página

Título: Resíduos do processamento do couro de caprinos (Capra aegagrus) como fonte sustentável de colágeno e suas possíveis aplicações biotecnológicas
Autor(es): VASCONSCELOS, Jamile Maria Pereira Bastos Lira de
Palavras-chave: Resíduos; Curtume; Biomoléculas; Nordeste
Data do documento: 22-Jun-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VASCONSCELOS, Jamile Maria Pereira Bastos Lira de. Resíduos do processamento do couro de caprinos (Capra aegagrus) como fonte sustentável de colágeno e suas possíveis aplicações biotecnológicas. 2025. Tese (Doutorado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A indústria do processamento de couro gera um grande volume de resíduos sólidos e líquidos, demandando soluções que minimizem seu impacto ambiental e agreguem valor a esses materiais. Avaliar o potencial de reaproveitamento de resíduos da indústria do couro por meio da extração e caracterização do colágeno, com o intuito de promover a sustentabilidade ambiental e agregar valor à cadeia produtiva. A pesquisa resultou na produção de três artigos científicos: o primeiro consiste em uma revisão sobre alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para o aproveitamento de resíduos da indústria do couro como fonte de colágeno. Este artigo destaca a relevância dessa biomolécula para os setores cosmético, farmacêutico e alimentício, reforçando sua importância na agregação de valor aos resíduos e na contribuição para uma cadeia produtiva mais sustentável, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente especialmente o objetivo 12, que foca em Consumo e Produção Sustentáveis. O segundo artigo, também de revisão, analisa os impactos socioeconômicos da caprinocultura, destacando seu papel estratégico na segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste brasileiro, ao evidenciar o potencial da caprinocultura para o desenvolvimento sustentável da região semiárida. O terceiro artigo corresponde a um estudo experimental no qual o colágeno foi extraído e caracterizado. A extração resultou em um rendimento de 37% do peso seco, e sua caracterização, de acordo com SDS-PAGE, FTIR e espectroscopia de raios UV, revelou que esta proteína corresponde a um colágeno tipo I. A análise estrutural confirmou a presença de cadeias γ, β e duas α distintas (α1 e α2), além da preservação da conformação helicoidal tripla, essencial para diversas aplicações biomédicas e industriais. Ademais, esta proteína demonstrou estabilidade térmica com temperatura de transição máxima de 56 oC, solubilidade máxima em pH 4,0 e ponto isoelétrico em 6,61. Os resultados deste estudo evidenciam que o reaproveitamento de resíduos da indústria do couro para a extração de colágeno contribui para a mitigação de impactos ambientais, além de agregar valor a um resíduo industrial com elevado potencial de aplicação. Além disso, a pesquisa reforça a importância da caprinocultura como um eixo estratégico para a sustentabilidade econômica e social do semiárido nordestino. Dessa maneira, os resultados obtidos reforçam o potencial de reaproveitamento dos resíduos da indústria do couro por meio da extração e caracterização do colágeno, contribuindo para a promoção da sustentabilidade ambiental e para a geração de valor na cadeia produtiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64368
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jamile Maria Pereira Bastos Lira de Vasconcelos.pdf9,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons