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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64351

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Título: Explorando multiversos para o ensino do conteúdo biodiversidade em um contexto de mudanças globais
Autor(es): VIEIRA, Romeica Suellen
Palavras-chave: Realidade virtual; Diversidade biológica; Metaverso
Data do documento: 27-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VIEIRA, Romeica Suellen. Explorando multiversos para o ensino do conteúdo biodiversidade em um contexto de mudanças globais. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A abordagem educacional desenvolvida nesta dissertação, culmina numa didática inovadora para o ensino da biodiversidade no contexto das mudanças globais, com base na construção de cenários virtuais (Biodiverso) que possuem como inspiração o multiverso. Através de uma perspectiva investigativa, foi elaborada uma sequência didática investigativa (SDI) que inclui recursos tecnológicos, como o software CoSpaces, para criar ambientes virtuais que simulem impactos ambientais e auxiliar professores a aproximar estudantes do objeto de estudo sem a necessidade do deslocamento, aproximando a teoria da prática, valorizando o protagonismo juvenil e a sensibilização ambiental. A metodologia descrita refere-se a uma sequência didática investigativa de natureza essencialmente qualitativa e exploratória, por abordar um tema e uma metodologia ainda em consolidação, possuindo uma natureza descritiva, porque se baseia na construção e validação de uma atividade didática, para a qual não existem procedimentos “únicos” e “corretos” para comparação de parâmetros. A proposta desta dissertação busca romper com a fragmentação do conhecimento escolar, de forma investigativa, alinhada as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e ao Currículo de Pernambuco Como espécie-chave para a composição destes cenários, utiliza-se a espécie-chave abelhas sem ferrão (Meliponini), dada a sua alta importância ecológica e vulnerabilidade em relação aos impactos ambientais. Serão construídos três tipos de cenários virtuais abordando os seguintes impactos ambientais: mudanças climáticas, urbanização/desmatamento. Essa abordagem possibilitará aos estudantes explorarem diversas realidades e refletir de forma crítica sobre questões socioambientais. Essa estratégia lúdica, reforça a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas de mediação didática no ensino de ciências, contribuindo para práticas pedagógicas mais engajadoras, contextualizadas e significativas e a aplicação de cenários interativos no ensino de biologia contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, para o desenvolvimento de competências científicas e para a compreensão de problemas ambientais complexos. A proposta didática revela-se, portanto, como uma ferramenta eficaz e replicável para a educação ambiental no ensino médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64351
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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DISSERTAÇÃO Romeica Suellen Vieira.PDF
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