Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64351

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONSCELOS, Simão Dias-
dc.contributor.authorVIEIRA, Romeica Suellen-
dc.date.accessioned2025-07-11T13:17:15Z-
dc.date.available2025-07-11T13:17:15Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationVIEIRA, Romeica Suellen. Explorando multiversos para o ensino do conteúdo biodiversidade em um contexto de mudanças globais. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64351-
dc.description.abstractA abordagem educacional desenvolvida nesta dissertação, culmina numa didática inovadora para o ensino da biodiversidade no contexto das mudanças globais, com base na construção de cenários virtuais (Biodiverso) que possuem como inspiração o multiverso. Através de uma perspectiva investigativa, foi elaborada uma sequência didática investigativa (SDI) que inclui recursos tecnológicos, como o software CoSpaces, para criar ambientes virtuais que simulem impactos ambientais e auxiliar professores a aproximar estudantes do objeto de estudo sem a necessidade do deslocamento, aproximando a teoria da prática, valorizando o protagonismo juvenil e a sensibilização ambiental. A metodologia descrita refere-se a uma sequência didática investigativa de natureza essencialmente qualitativa e exploratória, por abordar um tema e uma metodologia ainda em consolidação, possuindo uma natureza descritiva, porque se baseia na construção e validação de uma atividade didática, para a qual não existem procedimentos “únicos” e “corretos” para comparação de parâmetros. A proposta desta dissertação busca romper com a fragmentação do conhecimento escolar, de forma investigativa, alinhada as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e ao Currículo de Pernambuco Como espécie-chave para a composição destes cenários, utiliza-se a espécie-chave abelhas sem ferrão (Meliponini), dada a sua alta importância ecológica e vulnerabilidade em relação aos impactos ambientais. Serão construídos três tipos de cenários virtuais abordando os seguintes impactos ambientais: mudanças climáticas, urbanização/desmatamento. Essa abordagem possibilitará aos estudantes explorarem diversas realidades e refletir de forma crítica sobre questões socioambientais. Essa estratégia lúdica, reforça a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas de mediação didática no ensino de ciências, contribuindo para práticas pedagógicas mais engajadoras, contextualizadas e significativas e a aplicação de cenários interativos no ensino de biologia contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, para o desenvolvimento de competências científicas e para a compreensão de problemas ambientais complexos. A proposta didática revela-se, portanto, como uma ferramenta eficaz e replicável para a educação ambiental no ensino médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDiversidade biológicapt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.titleExplorando multiversos para o ensino do conteúdo biodiversidade em um contexto de mudanças globaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0002939096054889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe educational approach developed in this dissertation culminates in an innovative didactic approach for teaching biodiversity in the context of global changes, based on the construction of virtual scenarios (Biodiverse) inspired by the multiverse. Through an investigative perspective, an investigative didactic sequence (IDS) was developed that includes technological resources, such as the CoSpaces software, to create virtual environments that simulate environmental impacts and help teachers bring students closer to the object of study without the need for travel, bringing theory closer to practice, valuing youth protagonism and environmental awareness. The methodology described refers to an investigative didactic sequence of an essentially qualitative and exploratory nature, as it addresses a theme and a methodology that is still being consolidated, having a descriptive nature, because it is based on the construction and validation of a didactic activity, for which there are no “unique” and “correct” procedures for comparing parameters. The proposal for this dissertation seeks to break with the fragmentation of school knowledge, in an investigative manner, aligned with the guidelines of the Common National Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum. The key species for the composition of these scenarios is the stingless bee (Meliponini), given its high ecological importance and vulnerability to environmental impacts. Three types of virtual scenarios will be constructed addressing the following environmental impacts: climate change, urbanization/deforestation. This approach will allow students to explore different realities and reflect critically on socio-environmental issues. This playful strategy reinforces the importance of using Digital Information and Communication Technologies (TDIC) as didactic mediation tools in science teaching, contributing to more engaging, contextualized and meaningful pedagogical practices. The application of interactive scenarios in biology teaching contributes significantly to student engagement, the development of scientific skills and the understanding of complex environmental problems. The didactic proposal therefore proves to be an effective and replicable tool for environmental education in secondary education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Romeica Suellen Vieira.PDF
  Artículo embargado hasta 2026-07-11
11,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons