Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64316

Compartilhe esta página

Título: Educação Ambiental e conservação : um guia ilustrado dos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água
Autor(es): CAVALCANTI, Johny Nunes
Palavras-chave: Preservação ambiental; Biodiversidade; Sensibilização ecológica; Material pedagógico; Habitats naturais; Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAVALCANTI, Johny Nunes. Educação Ambiental e conservação : um guia ilustrado dos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A descrição das espécies e a conscientização sobre os ecossistemas locais são fundamentais para a preservação ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Este trabalho propôs a elaboração de um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água, desenvolvido com a participação ativa dos estudantes do 7o Ano do Ensino Fundamental da Escola Vereador Antônio Januário, situada no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. O produto educacional tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a biodiversidade dos ambientes naturais do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que enfatizam a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A construção do produto educacional foi estruturada em três fases: 1) Fase teórica, 2) Aula de campo, e 3) Produção do guia ilustrado. Na fase inicial, foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os ecossistemas locais. A partir dos resultados, foram ministradas aulas interdisciplinares nas disciplinas de História, Ciências e Geografia, com foco na preservação ambiental dos locais estudados, preparando os estudantes para a aula de campo. Durante a atividade em campo, os estudantes tiveram a oportunidade de imergir nos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água, identificando e documentando espécies da fauna e flora desses ambientes. Após a aula de campo, os estudantes participaram da produção do guia ilustrado, no qual ilustraram e descreveram as espécies observadas, incluindo informações sobre suas características biológicas, importância ecológica e status de conservação. O guia, além de ser um produto educativo, serve como uma ferramenta colaborativa e didática que ficou disponível no acervo escolar para futuros usos pedagógicos. Após a finalização da produção do guia, o questionário diagnóstico foi reaplicado para avaliar a evolução do entendimento dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental. O produto educacional foi validado entre pares conforme os critérios da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade), possibilitando a avaliação da eficácia do produto em promover uma maior sensibilização ambiental entre os estudantes. Este trabalho contribui significativamente para a formação de uma percepção crítica sobre a preservação ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem agentes ativos na proteção dos ecossistemas e alinhados aos ODS, promovendo a sustentabilidade local e global.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64316
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Johny Nunes Cavalcanti.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons