Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64316
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACHADO, Dijanah Cota | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Johny Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T17:11:45Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T17:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Johny Nunes. Educação Ambiental e conservação : um guia ilustrado dos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64316 | - |
dc.description.abstract | A descrição das espécies e a conscientização sobre os ecossistemas locais são fundamentais para a preservação ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Este trabalho propôs a elaboração de um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água, desenvolvido com a participação ativa dos estudantes do 7o Ano do Ensino Fundamental da Escola Vereador Antônio Januário, situada no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. O produto educacional tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a biodiversidade dos ambientes naturais do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que enfatizam a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A construção do produto educacional foi estruturada em três fases: 1) Fase teórica, 2) Aula de campo, e 3) Produção do guia ilustrado. Na fase inicial, foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os ecossistemas locais. A partir dos resultados, foram ministradas aulas interdisciplinares nas disciplinas de História, Ciências e Geografia, com foco na preservação ambiental dos locais estudados, preparando os estudantes para a aula de campo. Durante a atividade em campo, os estudantes tiveram a oportunidade de imergir nos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água, identificando e documentando espécies da fauna e flora desses ambientes. Após a aula de campo, os estudantes participaram da produção do guia ilustrado, no qual ilustraram e descreveram as espécies observadas, incluindo informações sobre suas características biológicas, importância ecológica e status de conservação. O guia, além de ser um produto educativo, serve como uma ferramenta colaborativa e didática que ficou disponível no acervo escolar para futuros usos pedagógicos. Após a finalização da produção do guia, o questionário diagnóstico foi reaplicado para avaliar a evolução do entendimento dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental. O produto educacional foi validado entre pares conforme os critérios da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade), possibilitando a avaliação da eficácia do produto em promover uma maior sensibilização ambiental entre os estudantes. Este trabalho contribui significativamente para a formação de uma percepção crítica sobre a preservação ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem agentes ativos na proteção dos ecossistemas e alinhados aos ODS, promovendo a sustentabilidade local e global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização ecológica | pt_BR |
dc.subject | Material pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Habitats naturais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental e conservação : um guia ilustrado dos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0015505623980132 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6392390197330425 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The description of species and awareness of local ecosystems are crucial for environmental preservation and the creation of a more sustainable society. This study proposed the development of an Illustrated Guide to the Ecosystems of Monte dos Guararapes and Lagoa Olho D'Água, created with the active participation of 7th- grade students from the Escola Vereador Antônio Januário, located in the municipality of Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. The primary objective of this educational product is to raise awareness among students about the biodiversity of the natural environments of Monte dos Guararapes and Lagoa Olho D'Água. The initiative is aligned with the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDG 13 (Climate Action) and SDG 15 (Life on Land), which emphasize biodiversity conservation and ecosystem protection. The development of the educational product was structured in three phases: 1) Theoretical phase, 2) Field trip, and 3) Production of the illustrated guide. In the initial phase, a diagnostic questionnaire was applied to assess students' prior knowledge about local ecosystems. Based on the results, interdisciplinary lessons in History, Science, and Geography were conducted, focusing on the environmental preservation of the studied areas, preparing students for the field trip. During the field activity, students had the opportunity to immerse themselves in the ecosystems of Monte dos Guararapes and Lagoa Olho D'Água, identifying and documenting species of local fauna and flora. After the field trip, students participated in producing the illustrated guide, where they illustrated and described the species observed, including information about their biological characteristics, ecological importance, and conservation status. The guide, besides being an educational product, serves as a collaborative and didactic tool, available in the school library for future pedagogical use. After completing the guide, the diagnostic questionnaire was reapplied to evaluate the students' improved understanding of the importance of environmental preservation. The educational product was validated through peer review according to the CAPES criteria (Adherence, Impact, Applicability, Innovation, and Complexity), enabling the assessment of the product's effectiveness in promoting greater environmental awareness among students. This work significantly contributes to the formation of a critical perception of environmental preservation, encouraging students to become active agents in the protection of ecosystems, aligned with the SDGs, and promoting local and global sustainability. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Johny Nunes Cavalcanti.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons