Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285

Compartilhe esta página

Título: A escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recife
Autor(es): MERGULHÃO, Marina Serrano Barbosa
Palavras-chave: Autonomia; Criança; Design de aprendizagem; Direito à cidade; Educação
Data do documento: 30-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MERGULHÃO, Mergulhão, Marina Serrano Barbosa. A escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recife. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo investiga como o design pode facilitar a integração entre o urbanismo e a educação, promovendo o diálogo entre a escola e a cidade e fortalecendo a ideia de cidades educadoras. Para isso, o estudo fundamenta-se em pilares centrais dos domínios da educação, do urbanismo e do design: a educação para a autonomia (Freire, 1996), o direito à cidade (Lefebvre, 2008; Harvey, 2014) e o design de aprendizagem (Dalziel et al., 2016), respectivamente. O objetivo geral é explorar a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade em escolas públicas municipais do Recife A pesquisa, de natureza aplicada, aborda objetivos exploratórios, descritivos e explicativos, utilizando procedimentos de estudo de caso. Concentra-se em professores do Ensino Fundamental I em escolas públicas municipais inseridas em Comunidades de Interesse Social, no Recife (PE), empregando entrevistas como instrumento de coleta e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para a análise dos dados. Os resultados revelam boas práticas de contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes e desafios relacionados à falta de familiaridade das professoras com os conceitos de direito à cidade e de cidades educadoras, e à tendência de restringir o aprendizado ao ambiente da sala de aula. Isso conduziu à formulação de recomendações para um design de aprendizagem que promova a autonomia, a consciência cidadã e a integração da escola com seu entorno, visando contribuir para mitigar as desigualdades sociais e ampliar a compreensão do papel das crianças na cidade e na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina Serrano Barbosa Mergulhão.pdf14,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons