Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DANTAS, Ney de Brito | - |
dc.contributor.author | MERGULHÃO, Marina Serrano Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T13:12:53Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T13:12:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | MERGULHÃO, Mergulhão, Marina Serrano Barbosa. A escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recife. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga como o design pode facilitar a integração entre o urbanismo e a educação, promovendo o diálogo entre a escola e a cidade e fortalecendo a ideia de cidades educadoras. Para isso, o estudo fundamenta-se em pilares centrais dos domínios da educação, do urbanismo e do design: a educação para a autonomia (Freire, 1996), o direito à cidade (Lefebvre, 2008; Harvey, 2014) e o design de aprendizagem (Dalziel et al., 2016), respectivamente. O objetivo geral é explorar a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade em escolas públicas municipais do Recife A pesquisa, de natureza aplicada, aborda objetivos exploratórios, descritivos e explicativos, utilizando procedimentos de estudo de caso. Concentra-se em professores do Ensino Fundamental I em escolas públicas municipais inseridas em Comunidades de Interesse Social, no Recife (PE), empregando entrevistas como instrumento de coleta e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para a análise dos dados. Os resultados revelam boas práticas de contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes e desafios relacionados à falta de familiaridade das professoras com os conceitos de direito à cidade e de cidades educadoras, e à tendência de restringir o aprendizado ao ambiente da sala de aula. Isso conduziu à formulação de recomendações para um design de aprendizagem que promova a autonomia, a consciência cidadã e a integração da escola com seu entorno, visando contribuir para mitigar as desigualdades sociais e ampliar a compreensão do papel das crianças na cidade e na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Design de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4012120576260547 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3943497493556232 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates how design can facilitate the integration between urbanism and education, promoting dialogue between school and city and strengthening the concept of educational cities. To achieve this, the study is grounded in central pillars of the fields of education, urbanism, and design: education for autonomy (Freire, 1996), the right to the city (Lefebvre, 2008; Harvey, 2014), and learning design (Dalziel et al., 2016), respectively. The overall objective is to explore the potential of a learning design for the right to the city in municipal public schools of Recife. The applied research addresses exploratory, descriptive, and explanatory objectives, using case study procedures. It focuses on elementary school teachers in municipal public schools located in Social Interest Communities in Recife (PE), employing interviews as the data collection instrument and content analysis (Bardin, 2016) for data analysis. The results reveal good practices in contextualizing content with students' reality and challenges related to teachers' lack of familiarity with the concepts of the right to the city and educational cities, as well as the tendency to confine learning to the classroom environment. This led to the formulation of recommendations for a learning design that promotes autonomy, civic awareness, and school integration with its surroundings, aiming to contribute to mitigating social inequalities and broadening the understanding of children's role in the city and society. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marina Serrano Barbosa Mergulhão.pdf | 14,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons