Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney de Brito-
dc.contributor.authorMERGULHÃO, Marina Serrano Barbosa-
dc.date.accessioned2025-07-10T13:12:53Z-
dc.date.available2025-07-10T13:12:53Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationMERGULHÃO, Mergulhão, Marina Serrano Barbosa. A escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recife. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64285-
dc.description.abstractEste estudo investiga como o design pode facilitar a integração entre o urbanismo e a educação, promovendo o diálogo entre a escola e a cidade e fortalecendo a ideia de cidades educadoras. Para isso, o estudo fundamenta-se em pilares centrais dos domínios da educação, do urbanismo e do design: a educação para a autonomia (Freire, 1996), o direito à cidade (Lefebvre, 2008; Harvey, 2014) e o design de aprendizagem (Dalziel et al., 2016), respectivamente. O objetivo geral é explorar a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade em escolas públicas municipais do Recife A pesquisa, de natureza aplicada, aborda objetivos exploratórios, descritivos e explicativos, utilizando procedimentos de estudo de caso. Concentra-se em professores do Ensino Fundamental I em escolas públicas municipais inseridas em Comunidades de Interesse Social, no Recife (PE), empregando entrevistas como instrumento de coleta e análise de conteúdo (Bardin, 2016) para a análise dos dados. Os resultados revelam boas práticas de contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes e desafios relacionados à falta de familiaridade das professoras com os conceitos de direito à cidade e de cidades educadoras, e à tendência de restringir o aprendizado ao ambiente da sala de aula. Isso conduziu à formulação de recomendações para um design de aprendizagem que promova a autonomia, a consciência cidadã e a integração da escola com seu entorno, visando contribuir para mitigar as desigualdades sociais e ampliar a compreensão do papel das crianças na cidade e na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesign de aprendizagempt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA escola como lugar de encontro com a cidade : explorando a potencialidade de um design de aprendizagem de direito à cidade nas escolas públicas municipais do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4012120576260547pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates how design can facilitate the integration between urbanism and education, promoting dialogue between school and city and strengthening the concept of educational cities. To achieve this, the study is grounded in central pillars of the fields of education, urbanism, and design: education for autonomy (Freire, 1996), the right to the city (Lefebvre, 2008; Harvey, 2014), and learning design (Dalziel et al., 2016), respectively. The overall objective is to explore the potential of a learning design for the right to the city in municipal public schools of Recife. The applied research addresses exploratory, descriptive, and explanatory objectives, using case study procedures. It focuses on elementary school teachers in municipal public schools located in Social Interest Communities in Recife (PE), employing interviews as the data collection instrument and content analysis (Bardin, 2016) for data analysis. The results reveal good practices in contextualizing content with students' reality and challenges related to teachers' lack of familiarity with the concepts of the right to the city and educational cities, as well as the tendency to confine learning to the classroom environment. This led to the formulation of recommendations for a learning design that promotes autonomy, civic awareness, and school integration with its surroundings, aiming to contribute to mitigating social inequalities and broadening the understanding of children's role in the city and society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina Serrano Barbosa Mergulhão.pdf14,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons