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Título : Coros juvenis : uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertório
Autor : SILVA, Maria Rejane Campelo
Palabras clave : Canto coral; Coro juvenil; Repertório coral; Engajamento musical; Significados musicais
Fecha de publicación : 16-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Maria Rejane Campelo. Coros juvenis: uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertório. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo desta pesquisa é compreender como participantes de um coro juvenil se engajam no repertório proposto. Como objetivos específicos, buscou-se: a) Identificar os significados musicais predominantes nas experiências dos/das jovens participantes; b) Compreender os fatores que estabelecem os significados musicais predominantes na relação dos/das coristas com o repertório proposto; c) Evidenciar como a experiência dos significados musicais contribui para o engajamento dos/das jovens no repertório do coro. O canto coletivo é uma atividade humana desenvolvida ao longo da história, sendo até hoje uma prática presente em diferentes ambientes e contextos. Na área da Educação Musical, o canto coral se apresenta como uma ferramenta de musicalização nos espaços escolares. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida no coro juvenil de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Trata- se de um estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu a observação participante, a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A conceituação do coro juvenil foi definida a partir de quatro aspectos: faixa etária, escolaridade, tessitura e configuração coral (Costa, 2017). Considerando a transitoriedade dessa fase da vida, o termo "juventude" é definido a partir das concepções de Machado Pais (1990) que apresenta esse grupo específico como uma unidade enquanto sujeitos em uma mesma fase etária, e como diversidade, a partir de suas diversas formas de viver a juventude, ao considerar a classe social, gênero, raça e idade. Em suas relações com as músicas, segundo Arroyo (2013) os jovens se envolvem com diversos mundos e práticas musicais. Nessas relações, cada ambiente reivindica seu repertório, sendo possível, de forma não excludente, vivenciar músicas para cada momento cotidiano, incluindo a música dentro da prática coral. Como engajamento musical, assumiu-se nesta pesquisa como sendo uma participação ativa numa atividade musical, determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) na realização de uma ação (Toni, 2023). A teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 2020) foi também utilizada na definição do engajamento, considerando as aproximações entre os conceitos. Como ferramenta teórica para compreender o engajamento dos jovens no repertório do coro, foi adotada a abordagem de Lucy Green sobre os Significados Musicais, a saber, significados intersônicos e delineados. Segundo Green (2020), o significado intersônico corresponde aos materiais musicais e o significado delineado diz respeito aos aspectos exteriores à música. A partir destes conceitos buscou-se identificar quais elementos são valorizados ou não pelos jovens em suas relações com as músicas do repertório. O aspecto delineado emerge nas associações feitas pelos/pelas jovens às músicas do repertório, como senso de pertencimento, família, identificação e emoções positivas (amor, amizade, felicidade). Dessa forma, os resultados apontam que o engajamento dos/das jovens do coro participante no repertório é qualificado, em maior parte, pela dimensão afetivo/emocional. Ainda que não generalizáveis, os resultados desta pesquisa contribuem para o entendimento do engajamento musical de jovens no repertório que lhes é proposto no coro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64274
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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