Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64274

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANDRONI, Carlos-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Rejane Campelo-
dc.date.accessioned2025-07-10T11:54:19Z-
dc.date.available2025-07-10T11:54:19Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Rejane Campelo. Coros juvenis: uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertório. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64274-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender como participantes de um coro juvenil se engajam no repertório proposto. Como objetivos específicos, buscou-se: a) Identificar os significados musicais predominantes nas experiências dos/das jovens participantes; b) Compreender os fatores que estabelecem os significados musicais predominantes na relação dos/das coristas com o repertório proposto; c) Evidenciar como a experiência dos significados musicais contribui para o engajamento dos/das jovens no repertório do coro. O canto coletivo é uma atividade humana desenvolvida ao longo da história, sendo até hoje uma prática presente em diferentes ambientes e contextos. Na área da Educação Musical, o canto coral se apresenta como uma ferramenta de musicalização nos espaços escolares. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida no coro juvenil de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Trata- se de um estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. O percurso metodológico envolveu a observação participante, a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. A conceituação do coro juvenil foi definida a partir de quatro aspectos: faixa etária, escolaridade, tessitura e configuração coral (Costa, 2017). Considerando a transitoriedade dessa fase da vida, o termo "juventude" é definido a partir das concepções de Machado Pais (1990) que apresenta esse grupo específico como uma unidade enquanto sujeitos em uma mesma fase etária, e como diversidade, a partir de suas diversas formas de viver a juventude, ao considerar a classe social, gênero, raça e idade. Em suas relações com as músicas, segundo Arroyo (2013) os jovens se envolvem com diversos mundos e práticas musicais. Nessas relações, cada ambiente reivindica seu repertório, sendo possível, de forma não excludente, vivenciar músicas para cada momento cotidiano, incluindo a música dentro da prática coral. Como engajamento musical, assumiu-se nesta pesquisa como sendo uma participação ativa numa atividade musical, determinada pela qualidade de aspectos comportamentais e psicológicos (cognitivos e afetivo/emocionais) na realização de uma ação (Toni, 2023). A teoria do fluxo (Csikszentmihalyi, 2020) foi também utilizada na definição do engajamento, considerando as aproximações entre os conceitos. Como ferramenta teórica para compreender o engajamento dos jovens no repertório do coro, foi adotada a abordagem de Lucy Green sobre os Significados Musicais, a saber, significados intersônicos e delineados. Segundo Green (2020), o significado intersônico corresponde aos materiais musicais e o significado delineado diz respeito aos aspectos exteriores à música. A partir destes conceitos buscou-se identificar quais elementos são valorizados ou não pelos jovens em suas relações com as músicas do repertório. O aspecto delineado emerge nas associações feitas pelos/pelas jovens às músicas do repertório, como senso de pertencimento, família, identificação e emoções positivas (amor, amizade, felicidade). Dessa forma, os resultados apontam que o engajamento dos/das jovens do coro participante no repertório é qualificado, em maior parte, pela dimensão afetivo/emocional. Ainda que não generalizáveis, os resultados desta pesquisa contribuem para o entendimento do engajamento musical de jovens no repertório que lhes é proposto no coro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectCoro juvenilpt_BR
dc.subjectRepertório coralpt_BR
dc.subjectEngajamento musicalpt_BR
dc.subjectSignificados musicaispt_BR
dc.titleCoros juvenis : uma relação entre os significados musicais e o engajamento no repertóriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to understand how participants in a youth choir engage with the proposed repertoire. The specific objectives are: a) to identify the predominant musical meanings in the experiences of the young participants; b) to understand the factors that establish the predominant musical meanings in the choristers' relationship with the proposed repertoire; c) to highlight how the experience of musical meanings contributes to the youth's engagement with the choir's repertoire. Choral singing is a human activity developed throughout history, remaining a present practice in various environments and contexts. In the field of Music Education, choral singing serves as a tool for musical training in school settings. Accordingly, the research was conducted with the youth choir of a campus of a Federal Institute of Education. This is a case study based on a qualitative approach. The methodological process involved participant observation, semi-structured interviews, and the application of a questionnaire. The concept of a youth choir was defined based on four aspects: age group, educational level, vocal range, and choral configuration (Costa, 2017). Considering the transitory nature of this stage of life, the term "youth" is defined according to the conceptions of Machado Pais (1990), who presents this specific group both as a unit—individuals in the same age group—and as diverse, considering their varied ways of experiencing youth based on social class, gender, race, and age. In their relationship with music, according to Arroyo (2013), young people engage with diverse musical worlds and practices. In these relationships, each environment demands its repertoire, allowing, in a non-exclusive manner, the experience of different musical pieces for various daily moments, including music within choral practice. Musical engagement in this research was defined as active participation in a musical activity, determined by the quality of behavioral and psychological aspects (cognitive and affective/emotional) in performing an action (Toni, 2023). Csikszentmihalyi's theory of flow (2020) was also used in defining engagement, considering the conceptual overlaps. As a theoretical framework for understanding the youth's engagement with the choir's repertoire, Lucy Green's approach to Musical Meanings was adopted, encompassing intersonic and delineated meanings. According to Green (2020), intersonic meaning pertains to the musical materials, while delineated meaning refers to external aspects of the music. Based on these concepts, the study sought to identify which elements are valued by the youth in their relationships with the repertoire. The delineated aspect emerges in the associations made by the young participants with the repertoire's music, such as a sense of belonging, family, identification, and positive emotions (love, friendship, happiness). Thus, the results indicate that the engagement of the youth choir participants with the repertoire is predominantly qualified by the affective/emotional dimension. While not generalizable, the findings of this research contribute to understanding young people's musical engagement with the repertoire proposed in a choir setting.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Rejane Campelo Silva.pdf5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons