Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241
Comparte esta pagina
Título : | Desenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemática |
Autor : | BARBOSA, Marcos Silva |
Palabras clave : | aprendizado; integral; derivada |
Fecha de publicación : | 2-sep-2024 |
Citación : | BARBOSA, Marcos Silva. Desenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemática. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura,, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esse estudo visa analisar a relevância e os benefícios da implementação precoce da matéria de Cálculo no Ensino Médio, também conhecido como “segundo grau”. Durante o período da minha graduação na UFPE, recebi diversos relatos de colegas de turma, além de meu filho e sobrinho, que estão cursando graduações na área de engenharia. Eles relataram que, no início das atividades acadêmicas na área de exatas, enfrentaram muitas dificuldades para compreender a matéria. Eu mesmo, nos períodos considerados “básicos”, tive bastante dificuldade para compreender a matéria, principalmente os conteúdos de integral e derivadas. Portanto, o objetivo desse estudo não é apenas aprimorar a base matemática dos alunos, mas também despertar o interesse e a compreensão da aplicabilidade prática desses conceitos desde as primeiras etapas da educação. É importante enfatizar a importância da Matemática como uma disciplina presente em nossa rotina, eliminando a ideia de dificuldade e desconexão com outras disciplinas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusão TCC2-Marcos Silva Barbosa.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons