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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184
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Título: | Trajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19 : entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | CARMO, Thiago Breno de Medeiros |
Palavras-chave: | COVID-19; Ensino de geografia; Educação superior; Tecnologias da informação e comunicação |
Data do documento: | 19-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARMO, Thiago Breno de Medeiros. Trajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19: entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente estudo investiga como a pandemia da COVID-19 impactou a formação de novos professores de Geografia no Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) compreendido entre 2020 e 2021. O objetivo desta pesquisa é buscar mapear os percursos da excepcionalidade das ações institucionais e discentes ligados ao DCG da UFPE no referido espaço de tempo. O método da dissertação consistiu em pesquisa documental e bibliográfica, dialogando, especialmente, sobre a COVID-19, formação docente, tecnologias da informação e comunicação (TCI), além de outros temas intrínsecos. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário eletrônico composto por inquirições estruturadas e semiestruturadas aos grupos discentes anteriormente citados. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa dos resultados obtidos, foi possível constatar condições de inacesso à tecnologia e à internet, somadas a não familiaridade de ferramentas e suas funcionalidades aplicadas ao viés educacional. Além disso, o cruzamento de dados apontou que a crescente das vulnerabilidades socioemocionais se alinhou a insuficiência das políticas instituídas pela Universidade em contemplar os diversos perfis e realidades que configuram o curso. Tais características testificam o desenvolvimento de um ambiente acadêmico, ainda que atípico, por vezes, desconexo as (re)formulações de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho “pós-pandêmico”, tais quais: tecnológicos (domínio de ferramentas e plataformas digitais), e socioemocionais (empatia e comunicação fluída, et al). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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