Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorCARMO, Thiago Breno de Medeiros-
dc.date.accessioned2025-07-08T14:22:17Z-
dc.date.available2025-07-08T14:22:17Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationCARMO, Thiago Breno de Medeiros. Trajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19: entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184-
dc.description.abstractO presente estudo investiga como a pandemia da COVID-19 impactou a formação de novos professores de Geografia no Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) compreendido entre 2020 e 2021. O objetivo desta pesquisa é buscar mapear os percursos da excepcionalidade das ações institucionais e discentes ligados ao DCG da UFPE no referido espaço de tempo. O método da dissertação consistiu em pesquisa documental e bibliográfica, dialogando, especialmente, sobre a COVID-19, formação docente, tecnologias da informação e comunicação (TCI), além de outros temas intrínsecos. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário eletrônico composto por inquirições estruturadas e semiestruturadas aos grupos discentes anteriormente citados. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa dos resultados obtidos, foi possível constatar condições de inacesso à tecnologia e à internet, somadas a não familiaridade de ferramentas e suas funcionalidades aplicadas ao viés educacional. Além disso, o cruzamento de dados apontou que a crescente das vulnerabilidades socioemocionais se alinhou a insuficiência das políticas instituídas pela Universidade em contemplar os diversos perfis e realidades que configuram o curso. Tais características testificam o desenvolvimento de um ambiente acadêmico, ainda que atípico, por vezes, desconexo as (re)formulações de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho “pós-pandêmico”, tais quais: tecnológicos (domínio de ferramentas e plataformas digitais), e socioemocionais (empatia e comunicação fluída, et al).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleTrajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19 : entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8037427236166735pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates how the COVID-19 pandemic impacted the training of new Geography teachers in the Department of Geographical Sciences (DCG) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), during the Emergency Remote Teaching (ERE) period between 2020-2021. The objective of this research is to seek to map the paths of the exceptionality of institutional and student actions linked to the DCG of UFPE in the referred period of time. The method of the dissertation will be documentary and bibliographical research, dialoguing especially about COVID-19, teacher training, information and communication technologies (ICT), in addition to other intrinsic themes. This will be a descriptive research that will use as a data collection technique the application of an electronic questionnaire composed of structured and semi- structured inquiries to the student groups previously mentioned. Through a qualitative- quantitative approach of the results obtained, it was possible to verify conditions of inaccessibility to technology and the internet, added to the unfamiliarity of tools and their functionalities applied to the educational bias. Furthermore, the cross-referencing of data showed that the increase in socio-emotional vulnerabilities was aligned with the insufficiency of the policies established by the University in contemplating the diverse profiles and realities that configure the course. Such characteristics testify to the development of an academic environment, although atypical, at times disconnected from the (re)formulations of skills required by the “post-pandemic” job market, such as: technological (mastery of digital tools and platforms), and socio- emotional (empathy and fluid communication, et al).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Breno de Medeiros Carmo.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons