Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | CARMO, Thiago Breno de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T14:22:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T14:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Thiago Breno de Medeiros. Trajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19: entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64184 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga como a pandemia da COVID-19 impactou a formação de novos professores de Geografia no Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) compreendido entre 2020 e 2021. O objetivo desta pesquisa é buscar mapear os percursos da excepcionalidade das ações institucionais e discentes ligados ao DCG da UFPE no referido espaço de tempo. O método da dissertação consistiu em pesquisa documental e bibliográfica, dialogando, especialmente, sobre a COVID-19, formação docente, tecnologias da informação e comunicação (TCI), além de outros temas intrínsecos. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário eletrônico composto por inquirições estruturadas e semiestruturadas aos grupos discentes anteriormente citados. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa dos resultados obtidos, foi possível constatar condições de inacesso à tecnologia e à internet, somadas a não familiaridade de ferramentas e suas funcionalidades aplicadas ao viés educacional. Além disso, o cruzamento de dados apontou que a crescente das vulnerabilidades socioemocionais se alinhou a insuficiência das políticas instituídas pela Universidade em contemplar os diversos perfis e realidades que configuram o curso. Tais características testificam o desenvolvimento de um ambiente acadêmico, ainda que atípico, por vezes, desconexo as (re)formulações de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho “pós-pandêmico”, tais quais: tecnológicos (domínio de ferramentas e plataformas digitais), e socioemocionais (empatia e comunicação fluída, et al). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Trajetórias formativas no ensino superior no cenário da COVID-19 : entre adaptações e possíveis legados no Curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8037427236166735 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates how the COVID-19 pandemic impacted the training of new Geography teachers in the Department of Geographical Sciences (DCG) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), during the Emergency Remote Teaching (ERE) period between 2020-2021. The objective of this research is to seek to map the paths of the exceptionality of institutional and student actions linked to the DCG of UFPE in the referred period of time. The method of the dissertation will be documentary and bibliographical research, dialoguing especially about COVID-19, teacher training, information and communication technologies (ICT), in addition to other intrinsic themes. This will be a descriptive research that will use as a data collection technique the application of an electronic questionnaire composed of structured and semi- structured inquiries to the student groups previously mentioned. Through a qualitative- quantitative approach of the results obtained, it was possible to verify conditions of inaccessibility to technology and the internet, added to the unfamiliarity of tools and their functionalities applied to the educational bias. Furthermore, the cross-referencing of data showed that the increase in socio-emotional vulnerabilities was aligned with the insufficiency of the policies established by the University in contemplating the diverse profiles and realities that configure the course. Such characteristics testify to the development of an academic environment, although atypical, at times disconnected from the (re)formulations of skills required by the “post-pandemic” job market, such as: technological (mastery of digital tools and platforms), and socio- emotional (empathy and fluid communication, et al). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thiago Breno de Medeiros Carmo.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons