Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131

Comparte esta pagina

Título : Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana
Autor : ALBUQUERQUE, Gabriel Morais Santana de
Palabras clave : Hegel; Ciência; Ensino de filosofia
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Citación : ALBUQUEQUE, Gabriel Morais Santana de. Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O problema do conhecimento diz respeito à questão de como podemos conhecer o mundo que nos rodeia e se é possível ter conhecimento verdadeiro e confiável. A história da filosofia está repleta de diferentes abordagens para resolver esse problema. O grande projeto de Hegel (1770-1831) foi elaborar uma nova metafísica buscando dizer verdades para falar como o espírito (razão) não só faz parte do real mas também como transforma o real (vir a ser de si mesmo). Com efeito, para a educação, é essencial ter posse de uma definição de ciência clara e sem ambiguidades, visto o recente e crescente negacionismo difundido em certa parcela da sociedade, onde os discursos são relativizados. Deste modo, como poderíamos nos apropriar dessa filosofia hegeliana, que quer ser ciência, para contornar problemas do ensino de filosofia na contemporaneidade? Neste sentido, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral deste trabalho é investigar, numa perspectiva contemporânea, a relação entre o ensino de filosofia e o conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana, notadamente nas obras “Fenomenologia do espírito” (1807) e “Propedêutica filosófica” (1808-1813) de Hegel.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriel Morais Santana de Albuquerque.pdf276,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons