Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARAES, Suzano de Aquino | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Gabriel Morais Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T17:12:45Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T17:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUEQUE, Gabriel Morais Santana de. Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131 | - |
dc.description.abstract | O problema do conhecimento diz respeito à questão de como podemos conhecer o mundo que nos rodeia e se é possível ter conhecimento verdadeiro e confiável. A história da filosofia está repleta de diferentes abordagens para resolver esse problema. O grande projeto de Hegel (1770-1831) foi elaborar uma nova metafísica buscando dizer verdades para falar como o espírito (razão) não só faz parte do real mas também como transforma o real (vir a ser de si mesmo). Com efeito, para a educação, é essencial ter posse de uma definição de ciência clara e sem ambiguidades, visto o recente e crescente negacionismo difundido em certa parcela da sociedade, onde os discursos são relativizados. Deste modo, como poderíamos nos apropriar dessa filosofia hegeliana, que quer ser ciência, para contornar problemas do ensino de filosofia na contemporaneidade? Neste sentido, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral deste trabalho é investigar, numa perspectiva contemporânea, a relação entre o ensino de filosofia e o conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana, notadamente nas obras “Fenomenologia do espírito” (1807) e “Propedêutica filosófica” (1808-1813) de Hegel. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Hegel | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.title | Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8661127418120821 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The problem of knowledge concerns the question of how we can know the world around us and whether it is possible to have true and reliable knowledge. The history of philosophy is replete with different approaches to solving this problem. Hegel's (1770-1831) great project was to develop a new metaphysics seeking to tell truths in order to speak about how the spirit (reason) is not only part of reality but also how it transforms reality (becoming of itself). Indeed, for education, it is essential to have a clear and unambiguous definition of science, given the recent and growing denialism spread in a certain part of society, where discourses are relativized. Thus, how could we appropriate this Hegelian philosophy, which wants to be science, to overcome problems in teaching philosophy in contemporary times? In this sense, admitting the “hermeneutic paradigm” and because it is a bibliographical research, the general objective of this work is to investigate, from a contemporary perspective, the relationship between the teaching of philosophy and scientific knowledge from the Hegelian perspective, notably in the works “Phenomenology of Spirit” (1807) and “Philosophical Propaedeutics” (1808-1813) by Hegel. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriel Morais Santana de Albuquerque.pdf | 276,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons