Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131

Share on

Title: Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana
Authors: ALBUQUERQUE, Gabriel Morais Santana de
Keywords: Hegel; Ciência; Ensino de filosofia
Issue Date: 10-Oct-2024
Citation: ALBUQUEQUE, Gabriel Morais Santana de. Ensino de filosofia e conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O problema do conhecimento diz respeito à questão de como podemos conhecer o mundo que nos rodeia e se é possível ter conhecimento verdadeiro e confiável. A história da filosofia está repleta de diferentes abordagens para resolver esse problema. O grande projeto de Hegel (1770-1831) foi elaborar uma nova metafísica buscando dizer verdades para falar como o espírito (razão) não só faz parte do real mas também como transforma o real (vir a ser de si mesmo). Com efeito, para a educação, é essencial ter posse de uma definição de ciência clara e sem ambiguidades, visto o recente e crescente negacionismo difundido em certa parcela da sociedade, onde os discursos são relativizados. Deste modo, como poderíamos nos apropriar dessa filosofia hegeliana, que quer ser ciência, para contornar problemas do ensino de filosofia na contemporaneidade? Neste sentido, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral deste trabalho é investigar, numa perspectiva contemporânea, a relação entre o ensino de filosofia e o conhecimento científico a partir da perspectiva hegeliana, notadamente nas obras “Fenomenologia do espírito” (1807) e “Propedêutica filosófica” (1808-1813) de Hegel.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64131
Appears in Collections:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gabriel Morais Santana de Albuquerque.pdf276,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons