Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64092

Compartilhe esta página

Título: Análise da gestão de resíduos de construção civil em cidade de médio porte : estudo de caso no município de Bezerros - PE
Autor(es): AZEVÊDO, Samuel Santos de
Palavras-chave: Resíduos de construção civil; Gerenciamento de Resíduos; Diagnóstico ambiental
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AZEVEDO, Samuel Santos de. Análise da gestão de resíduos de construção civil em cidade de médio porte : estudo de caso no município de Bezerros - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Os municípios, atualmente, têm enfrentado dificuldades no processo de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, especialmente quando se trata dos Resíduos da Construção Civil (RCC), devido à ausência de estudos aplicados, metodologias ou à falta de regulamentação específica que contribua para a gestão. Diante disso, a realização de diagnósticos municipais, a nível de saneamento básico, tem se mostrado eficaz como parceria no apoio à criação de proposições de otimização de gestão. Esta pesquisa tem como objetivo a análise do modelo de gerenciamento de RCC no município de Bezerros/PE, por meio da aplicação de estudos diagnósticos e da proposição de alternativas que sejam aplicáveis em outras cidades de médio porte. Bezerros-PE obteve 14 dos 40 pontos envolvidos na aplicação do IGRCD, sendo considerada uma gestão ineficiente. A análise quantitativa permitiu estimar um volume anual de aproximadamente 9.843,49 ton de RCC gerado na cidade. A análise qualitativa permite identificar que quase 70% do resíduo é Classe A, e 45% é de pilhas de médio porte. Dentre os riscos ambientais analisados, o fator renda foi o mais afetado pela disposição irregular. Entre os dispositivos de suporte à gestão de resíduos, foi proposto uma URPV (Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes) no bairro São Sebastião e outra no bairro Santo Antônio, uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) no bairro São Pedro e a possibilidade de implantação de um aterro de inertes próximo ao residencial Bezerros, através da aplicação de critérios restritivos e escalonados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64092
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Samuel Santos de Azevêdo.pdf10,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons