Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64069

Compartilhe esta página

Título: Simulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronaves
Autor(es): SILVA, Ramires Nogueira da
Palavras-chave: Indústria Aeroespacial; Atuadores de Ti-N; Elementos Finitos; Flaps de aeronaves; Interação Fluido Estrutura (FSI)
Data do documento: 23-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Ramires Nogueira da. Simulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronaves. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho aborda a simulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores de Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronaves. A indústria aeroespacial, impulsionada pela busca por eficiência energética e sustentabilidade, tem adotado inovações em materiais, como ligas de memória de forma (LMF), que aprimoram o desempenho aerodinâmico e a eficiência operacional. A simulação FSI é utilizada para otimizar o projeto e garantir a segurança das aplicações, por meio de uma análise de elementos finitos (FEA) aplicada ao atuador responsável pelo acionamento de flaps de aeromodelo. A metodologia envolve a realização de análises de dinâmica de fluidos computacional (CFD) do perfil NACA 2412 de um aeromodelo em um túnel de vento, combinadas com a análise FEA. A escolha do material foi fundamentada em revisões bibliográficas, e os dados obtidos na análise estática, que resultaram em uma força de reação no flap, foram usados como condição de contorno para a análise FEA do atuador. A validação do modelo do atuador confirmou o comportamento da liga Ti-Ni, em conformidade com o modelo constitutivo, avaliando as forças e deformações dos fios de Ti-Ni em diferentes configurações e suas transformações de fase. Os resultados indicaram que o atuador é estável em relação ao ângulo de ataque, mas sensível à deflexão do flap, com uma leve redução no ângulo de giro à medida que a deflexão aumenta. Além disso, a deformação inicial dos fios e o ângulo de deflexão influenciam a resposta do atuador, sendo que maiores deformações resultam em maior movimento. O Ti-Ni se destaca pela geração de alta força, mesmo em fios de pequeno diâmetro. Conclui-se que o comprimento não deformado dos fios de Ti-Ni, a deformação inicial e os parâmetros geométricos do sistema são fundamentais para o projeto do atuador, impactando diretamente a tensão, a força gerada e o movimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64069
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ramires Nogueira da Silva.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons