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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Carlos Augusto do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Ramires Nogueira da-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:10:39Z-
dc.date.available2025-07-03T14:10:39Z-
dc.date.issued2024-12-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ramires Nogueira da. Simulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronaves. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64069-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a simulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores de Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronaves. A indústria aeroespacial, impulsionada pela busca por eficiência energética e sustentabilidade, tem adotado inovações em materiais, como ligas de memória de forma (LMF), que aprimoram o desempenho aerodinâmico e a eficiência operacional. A simulação FSI é utilizada para otimizar o projeto e garantir a segurança das aplicações, por meio de uma análise de elementos finitos (FEA) aplicada ao atuador responsável pelo acionamento de flaps de aeromodelo. A metodologia envolve a realização de análises de dinâmica de fluidos computacional (CFD) do perfil NACA 2412 de um aeromodelo em um túnel de vento, combinadas com a análise FEA. A escolha do material foi fundamentada em revisões bibliográficas, e os dados obtidos na análise estática, que resultaram em uma força de reação no flap, foram usados como condição de contorno para a análise FEA do atuador. A validação do modelo do atuador confirmou o comportamento da liga Ti-Ni, em conformidade com o modelo constitutivo, avaliando as forças e deformações dos fios de Ti-Ni em diferentes configurações e suas transformações de fase. Os resultados indicaram que o atuador é estável em relação ao ângulo de ataque, mas sensível à deflexão do flap, com uma leve redução no ângulo de giro à medida que a deflexão aumenta. Além disso, a deformação inicial dos fios e o ângulo de deflexão influenciam a resposta do atuador, sendo que maiores deformações resultam em maior movimento. O Ti-Ni se destaca pela geração de alta força, mesmo em fios de pequeno diâmetro. Conclui-se que o comprimento não deformado dos fios de Ti-Ni, a deformação inicial e os parâmetros geométricos do sistema são fundamentais para o projeto do atuador, impactando diretamente a tensão, a força gerada e o movimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndústria Aeroespacialpt_BR
dc.subjectAtuadores de Ti-Npt_BR
dc.subjectElementos Finitospt_BR
dc.subjectFlaps de aeronavespt_BR
dc.subjectInteração Fluido Estrutura (FSI)pt_BR
dc.titleSimulação da interação fluido-estrutura (FSI) de atuadores Ti-Ni com memória de forma aplicados em flaps de aeronavespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGONZALEZ, Cezar Henrique-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0342767933670344pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2972467462423068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacialpt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with the simulation of the fluid-structure interaction (FSI) of shape memory Ti-Ni actuators applied to aircraft flaps. The aerospace industry, driven by the search for energy efficiency and sustainability, has adopted innovations in materials, such as shape memory alloys (SMA), which improve aerodynamic performance and operational efficiency. FSI simulation is used to optimize the design and guarantee the safety of applications, by means of a finite element analysis (FEA) applied to the actuator responsible for driving model airplane flaps. The methodology involves performing computational fluid dynamics (CFD) analysis of the NACA 2412 profile of a model airplane in a wind tunnel, combined with FEA analysis. The choice of material was based on literature reviews, and the data obtained in the static analysis, which resulted in a reaction force on the flap, was used as a boundary condition for the FEA analysis of the actuator. Validation of the actuator model confirmed the behavior of the Ti-Ni alloy, in accordance with the constitutive model, by evaluating the forces and deformations of the Ti-Ni wires in different configurations and their phase transformations. The results indicated that the actuator is stable in relation to the angle of attack, but sensitive to the deflection of the flap, with a slight reduction in the turning angle as the deflection increases. Furthermore, the initial deformation of the wires and the deflection angle influence the actuator response, with greater deformations resulting in greater movement. Ti-Ni stands out for generating high force, even in small diameter wires. It is concluded that the undeformed length of the Ti-Ni wires, the initial deformation and the geometric parameters of the system are fundamental to the actuator design, directly impacting the tension, the force generated and the movement.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3543701977842617pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial

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