Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64066
Compartilhe esta página
Título: | Cartilha educativa para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional |
Autor(es): | SANTOS, Bárbara Letícia Cruz dos |
Palavras-chave: | Cuidado; Criança institucionalizada; Cuidador; Educação em saúde; Enfermagem |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Bárbara Letícia Cruz Dos. Cartilha educativa para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O acolhimento institucional é uma medida socioprotetiva à criança em situação de ameaça dos seus direitos, e a qualidade do cuidado ofertado nestes espaços é fundamental para minimização das injúrias sofridas. O cuidador é a figura promotora do desenvolvimento físico e socioemocional da criança, responsável por ofertar desde cuidados básicos, como alimentação e higiene, até o fortalecimento da identidade do acolhido. O enfermeiro pode apoiar o trabalho destes profissionais e melhorar a qualidade do cuidado às crianças. Ao utilizar tecnologias educacionais adequadas para mediar processos de educação em saúde, é possível estabelecer de forma horizontal e dialógica a construção do conhecimento e as práticas cotidianas almejadas. Essa pesquisa objetivou avaliar uma cartilha educativa desenvolvida para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo metodológico em instituições de acolhimento municipais do Recife, com cuidadores de crianças de zero a seis anos de idade. O desenvolvimento e avaliação da tecnologia educacional seguiu três etapas: 1) desenvolvimento da cartilha, a partir do diagnóstico situacional da necessidade dos cuidadores, mediante entrevista com 77 participantes, que definiram o conteúdo da tecnologia; 2) avaliação de conteúdo e aparência com 15 juízes especialistas (enfermeiros, psicólogos e designers); e 3) análise semântica com 16 participantes do público-alvo, os cuidadores. A análise dos dados da primeira etapa se deu por frequência relativa e absoluta para variáveis categóricas; para as contínuas, medidas de tendência central e dispersão. Para a avaliação de conteúdo e aparência foi adotado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o teste binomial, sendo desejável um valor igual ou superior a 80%. Na análise semântica foi considerada frequência de adequação de 70% pelo público alvo. Ao final de todas estas etapas, foi elaborada a versão final da tecnologia educacional. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. As necessidades mais prevalentes dos cuidadores foram: primeiros socorros, traqueostomia e violência sexual, que compuseram os temas contidos na cartilha, formato escolhido pelo público-alvo. O material foi construído mediante manuais, protocolos do Ministério da Saúde e literatura científica e a formatação foi realizada por um designer gráfico. Em relação ao conteúdo, aparência e semântica todos os temas da cartilha apresentaram IVC maior que 80% pelos juízes e índice de concordância de 100% pelos cuidadores. A cartilha foi considerada adequada, quanto ao conteúdo, aparência e compreensível na análise semântica para auxiliar os cuidadores no cuidado com crianças em acolhimento institucional. Apresenta potencial impacto social e na prática de educação em saúde realizada por enfermeiros, por contribuir com os cuidados efetivos às crianças acolhidas e com a formação continuada de cuidadores nas instituições de acolhimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64066 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Bárbara Letícia Cruz dos Santos.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons