Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEAL, Luciana Pedrosa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Bárbara Letícia Cruz dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T13:50:25Z | - |
dc.date.available | 2025-07-03T13:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bárbara Letícia Cruz Dos. Cartilha educativa para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64066 | - |
dc.description.abstract | O acolhimento institucional é uma medida socioprotetiva à criança em situação de ameaça dos seus direitos, e a qualidade do cuidado ofertado nestes espaços é fundamental para minimização das injúrias sofridas. O cuidador é a figura promotora do desenvolvimento físico e socioemocional da criança, responsável por ofertar desde cuidados básicos, como alimentação e higiene, até o fortalecimento da identidade do acolhido. O enfermeiro pode apoiar o trabalho destes profissionais e melhorar a qualidade do cuidado às crianças. Ao utilizar tecnologias educacionais adequadas para mediar processos de educação em saúde, é possível estabelecer de forma horizontal e dialógica a construção do conhecimento e as práticas cotidianas almejadas. Essa pesquisa objetivou avaliar uma cartilha educativa desenvolvida para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo metodológico em instituições de acolhimento municipais do Recife, com cuidadores de crianças de zero a seis anos de idade. O desenvolvimento e avaliação da tecnologia educacional seguiu três etapas: 1) desenvolvimento da cartilha, a partir do diagnóstico situacional da necessidade dos cuidadores, mediante entrevista com 77 participantes, que definiram o conteúdo da tecnologia; 2) avaliação de conteúdo e aparência com 15 juízes especialistas (enfermeiros, psicólogos e designers); e 3) análise semântica com 16 participantes do público-alvo, os cuidadores. A análise dos dados da primeira etapa se deu por frequência relativa e absoluta para variáveis categóricas; para as contínuas, medidas de tendência central e dispersão. Para a avaliação de conteúdo e aparência foi adotado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e o teste binomial, sendo desejável um valor igual ou superior a 80%. Na análise semântica foi considerada frequência de adequação de 70% pelo público alvo. Ao final de todas estas etapas, foi elaborada a versão final da tecnologia educacional. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. As necessidades mais prevalentes dos cuidadores foram: primeiros socorros, traqueostomia e violência sexual, que compuseram os temas contidos na cartilha, formato escolhido pelo público-alvo. O material foi construído mediante manuais, protocolos do Ministério da Saúde e literatura científica e a formatação foi realizada por um designer gráfico. Em relação ao conteúdo, aparência e semântica todos os temas da cartilha apresentaram IVC maior que 80% pelos juízes e índice de concordância de 100% pelos cuidadores. A cartilha foi considerada adequada, quanto ao conteúdo, aparência e compreensível na análise semântica para auxiliar os cuidadores no cuidado com crianças em acolhimento institucional. Apresenta potencial impacto social e na prática de educação em saúde realizada por enfermeiros, por contribuir com os cuidados efetivos às crianças acolhidas e com a formação continuada de cuidadores nas instituições de acolhimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Criança institucionalizada | pt_BR |
dc.subject | Cuidador | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Cartilha educativa para cuidadores sobre o cuidado com crianças em acolhimento institucional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3766073079984182 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9684162595235171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Institutional care is a socioprotective measure for children in situations where their rights are threatened, and the quality of care provided in these settings is essential to minimize the harm suffered. The caregiver is the figure who promotes the physical and socioemotional development of the child, responsible for providing everything from basic care, such as food and hygiene, to strengthening the identity of the person being cared for. Nurses can support the work of these professionals and improve the quality of care for children. By using appropriate educational technologies to mediate health education processes, it is possible to establish the construction of knowledge and the desired daily practices in a horizontal and dialogical manner. This research aimed to evaluate an educational booklet developed for caregivers on caring for children in institutional care. This is a methodological study in municipal care institutions in Recife, with caregivers of children aged zero to six years. The development and evaluation of the educational technology followed three stages: 1) development of the booklet, based on the situational diagnosis of the caregivers' needs, through interviews with 77 participants, who defined the content of the technology; 2) evaluation of content and appearance with 15 expert judges (nurses, psychologists and designers); and 3) semantic analysis with 16 participants from the target audience, the caregivers. The analysis of the data from the first stage was done by relative and absolute frequency for categorical variables; for continuous variables, measures of central tendency and dispersion were used. The Content Validation Index (CVI) and the binomial test were used to evaluate content and appearance, with a value equal to or greater than 80% being desirable. In the semantic analysis, a frequency of suitability of 70% by the target audience was considered. At the end of all these stages, the final version of the educational technology was developed. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. The most prevalent needs of caregivers were: first aid, tracheostomy and sexual violence, which comprised the topics contained in the booklet, a format chosen by the target audience. The material was constructed using manuals, protocols from the Ministry of Health and scientific literature, and the formatting was carried out by a graphic designer. Regarding the content, appearance and semantics, all the topics in the booklet presented a CVI greater than 80% by the judges and an agreement rate of 100% by the caregivers. The booklet was considered adequate in terms of content, appearance and comprehensibility in the semantic analysis to assist caregivers in caring for children in institutional care. It has a potential social impact and in the practice of health education carried out by nurses, by contributing to effective care for children in care and to the continued training of caregivers in care institutions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Bárbara Letícia Cruz dos Santos.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons