Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033
Compartilhe esta página
Título: | O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia |
Autor(es): | ANDRADE, Heitor Henrique Santos de |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia; Geografia escolar; Decolonialidade |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Citação: | ANDRADE, Heitor Henrique Santos de. O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife , 2024. |
Abstract: | Diante da notória insatisfação com o modelo tradicional de ensino, caracterizado pela abordagem da educação bancária, esta pesquisa tem como abordagem validar a hipótese de que o movimento Hip Hop, com ênfase no Rap, pode estabelecer relações positivas em uma abordagem pedagógica, demonstrando a aplicabilidade desse gênero musical por meio da utilização de recursos acessíveis. Para isto, o método utilizado foi o qualitativo através da pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. O trabalho apresenta os resultados acerca de aulas aplicadas sobre o tema “América Latina” com a utilização do Rap, sendo a música o principal recurso didático, evidenciando o caráter decolonial intrínseco tanto no conteúdo da aula, quanto na música destacada (América Latina – Fábio Brazza). Assim, foram gerados dados e relatórios produzidos pelos próprios alunos que servem para compreensão e avaliação em relação a este tipo de metodologia que foram submetidos, demonstrando satisfatórios resultados que relatam a eficácia da relação entre o rap e a educação |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Heitor Henrique Santos de Andrade.pdf | 13,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons