Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Heitor Henrique Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T20:53:29Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T20:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Heitor Henrique Santos de. O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife , 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033 | - |
dc.description.abstract | Diante da notória insatisfação com o modelo tradicional de ensino, caracterizado pela abordagem da educação bancária, esta pesquisa tem como abordagem validar a hipótese de que o movimento Hip Hop, com ênfase no Rap, pode estabelecer relações positivas em uma abordagem pedagógica, demonstrando a aplicabilidade desse gênero musical por meio da utilização de recursos acessíveis. Para isto, o método utilizado foi o qualitativo através da pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. O trabalho apresenta os resultados acerca de aulas aplicadas sobre o tema “América Latina” com a utilização do Rap, sendo a música o principal recurso didático, evidenciando o caráter decolonial intrínseco tanto no conteúdo da aula, quanto na música destacada (América Latina – Fábio Brazza). Assim, foram gerados dados e relatórios produzidos pelos próprios alunos que servem para compreensão e avaliação em relação a este tipo de metodologia que foram submetidos, demonstrando satisfatórios resultados que relatam a eficácia da relação entre o rap e a educação | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0331312800452529 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the notorious dissatisfaction with the traditional teaching model, characterized by the banking education approach, this research aims to validate the hypothesis that the Hip Hop movement, with an emphasis on Rap, can establish positive relationships in a pedagogical approach, demonstrating the applicability of this musical genre through the use of accessible resources. For this, the method used was qualitative through action research and bibliographic research. The work presents the results of classes applied on the theme “Latin America” with the use of Rap, with music being the main teaching resource, highlighting the intrinsic decolonial character both in the content of the class and in the highlighted music (Latin America - Fábio Brazza). Thus, data and reports produced by the students themselves were generated, which serve to understand and evaluate this type of methodology that was submitted, demonstrating satisfactory results that report the effectiveness of the relationship between rap and education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Heitor Henrique Santos de Andrade.pdf | 13,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons