Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de-
dc.contributor.authorANDRADE, Heitor Henrique Santos de-
dc.date.accessioned2025-07-01T20:53:29Z-
dc.date.available2025-07-01T20:53:29Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.date.submitted2025-07-01-
dc.identifier.citationANDRADE, Heitor Henrique Santos de. O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife , 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033-
dc.description.abstractDiante da notória insatisfação com o modelo tradicional de ensino, caracterizado pela abordagem da educação bancária, esta pesquisa tem como abordagem validar a hipótese de que o movimento Hip Hop, com ênfase no Rap, pode estabelecer relações positivas em uma abordagem pedagógica, demonstrando a aplicabilidade desse gênero musical por meio da utilização de recursos acessíveis. Para isto, o método utilizado foi o qualitativo através da pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. O trabalho apresenta os resultados acerca de aulas aplicadas sobre o tema “América Latina” com a utilização do Rap, sendo a música o principal recurso didático, evidenciando o caráter decolonial intrínseco tanto no conteúdo da aula, quanto na música destacada (América Latina – Fábio Brazza). Assim, foram gerados dados e relatórios produzidos pelos próprios alunos que servem para compreensão e avaliação em relação a este tipo de metodologia que foram submetidos, demonstrando satisfatórios resultados que relatam a eficácia da relação entre o rap e a educaçãopt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleO Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331312800452529pt_BR
dc.description.abstractxGiven the notorious dissatisfaction with the traditional teaching model, characterized by the banking education approach, this research aims to validate the hypothesis that the Hip Hop movement, with an emphasis on Rap, can establish positive relationships in a pedagogical approach, demonstrating the applicability of this musical genre through the use of accessible resources. For this, the method used was qualitative through action research and bibliographic research. The work presents the results of classes applied on the theme “Latin America” with the use of Rap, with music being the main teaching resource, highlighting the intrinsic decolonial character both in the content of the class and in the highlighted music (Latin America - Fábio Brazza). Thus, data and reports produced by the students themselves were generated, which serve to understand and evaluate this type of methodology that was submitted, demonstrating satisfactory results that report the effectiveness of the relationship between rap and education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Heitor Henrique Santos de Andrade.pdf13,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons