Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64005

Compartilhe esta página

Título: A produção do sujeito e dos sentidos pedagógicos na socioeducação : aspectos atribuídos por uma equipe multidisciplinar e adolescentes atendidos pelo COMVIVA em Caruaru - PE
Autor(es): PEDROSA, Lucio Alves
Palavras-chave: Socioeducação; Subjetividade; Sentidos pedagógicos; Equipe multidisciplinar
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEDROSA, Lucio Alves. A produção do sujeito e dos sentidos pedagógicos na socioeducação : aspectos atribuídos por uma equipe multidisciplinar e adolescentes atendidos pelo COMVIVA em Caruaru-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa busca cartografar os sentidos que são mobilizadas desde as práticas socioeducativas desenvolvidas no Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA, no município de Caruaru-PE. São valorizados aspectos ligados às subjetividades, de modo que o estudo problematiza os sentidos pedagógicos produzidos neste contexto a partir das vivências e narrativas de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e da equipe multidisciplinar que os(as) acompanha. Metodologicamente, a investigação decorre de uma perspectiva cartográfica, com o auxílio de observações e diálogos com adolescentes e profissionais. Objetivos Específicos - Identificar as concepções dos adolescentes e da equipe multidisciplinar, sobre os sentidos pedagógicos na medida socioeducativa; Analisar as estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar para lidar com os desafios e articulações do trabalho socioeducativo; Discutir sobre os processos de subjetivação e os dispositivos de poder presentes nas práticas socioeducativas. Os dispositivos empregados enquanto caminho de pesquisa têm no diário de bordo a sua organização, com o objetivo de valorizar as vozes dos sujeitos, as observações e outras informações complementares. A partir do processo cartográfico, identificamos as concepções dos adolescentes sobre as medidas socioeducativas, analisando as estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar para lidar com os desafios do trabalho socioeducativo, ainda, que refletir sobre os processos de subjetivação e os dispositivos de poder presentes nas práticas socioeducativas é um caminho potente para ampliar os horizontes compreensivos neste universo e tema. A partir das narrativas, é possível relacionar que a socioeducação é assumida como um dispositivo disciplinar multifacetado e que a rede que opera na inclusão e exclusão dos sujeitos reforça paradigmas que, muitas vezes, modulam as experiências da socioeducação com base em técnicas e discursos externos e ligados a diferentes instituições e normas. Os sentidos pedagógicos que são presentes neste espaço da socioeducação podem ser, assim, representados enquanto um dispositivo que atua na produção de novas dinâmicas e discursos que circulam e repercutem de diferentes maneiras na educação, no direito, assistência e outros lugares da sociedade, tecendo uma trama disciplinar que articula relações de forças e produz o próprio sujeito da socioeducação. A socioeducação é, portanto, um campo de produção e exercício de dinâmicas de poder que moldam a organização das ações voltadas aos adolescentes em conflito com a lei para além do espaço institucional e educacional. Os dispositivos de controle estruturam as práticas e os sentidos pedagógicos sobre elas, assim como produzem as subjetividades ao passo que agenciam as experiências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lúcio Alves Pedrosa.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons