Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63978

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Luciana Rosa-
dc.contributor.authorCABRAL, Carla Cristina de Moura-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:29:15Z-
dc.date.available2025-06-27T19:29:15Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationCABRAL, Carla Cristina de Moura. Atuações da Política de Gestão Escolar por resultados em Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63978-
dc.description.abstractEsta tese de doutorado buscou investigar a Política de Gestão Escolar por Resultados sob a égide da Nova Gestão Pública, atualmente em vigor na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Teve como objetivos: identificar e sistematizar quais são as concepções dos atores escolares sobre a atual política de gestão da rede estadual de ensino; analisar o que os profissionais da escola pensam sobre essa política de gestão e sua relação com a Nova Gestão Pública; e compreender, por meio da fala dos atores escolares - diretores(as), coordenadores(as), analistas educacionais e professores(as) -, os desdobramentos dessa política no contexto prático e como estes avaliam a política em questão. Dentre os campos teóricos abordados neste estudo, destacam-se os temas relacionados à Racionalidade Neoliberal, à Nova Gestão Pública e à compreensão das tecnologias políticas de gestão, como performatividade, accountability e regulação, ressaltando os mecanismos de responsabilização profissional, precarização do trabalho na escola, competitividade, busca por metas e resultados, política de bonificação, entre outros aspectos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, cuja base epistemológica abarcou a Abordagem do Ciclo de Políticas (Ball, 1992) e a Teoria da Atuação Política (Ball, 2012; 2016) como campos teórico e analítico. O trabalho de campo, dimensão prática da pesquisa, foi realizado em seis escolas estaduais localizadas nos municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe, pertencentes à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul. No campo analítico, a composição do corpus de sujeitos da pesquisa deu-se a partir da participação de diretores escolares, educadores de apoio (coordenadores pedagógicos), analistas educacionais e professores, mediante a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados e mapeamento do território em ação. Quanto aos resultados, nosso estudo destaca que a Política Educacional pernambucana, mais especificamente a de Gestão Escolar, materializada no contexto do PMGP-PE/Metas para a Educação, está fundamentada nos princípios da Nova Gestão Pública (NGP), que são hegemônicos para o contexto analisado. No estado de Pernambuco, observa-se um processo de modernização da gestão pública como condição sine qua non para as práticas rotineiras. Embora a Política de Gestão Escolar, com base na regulação profissional, responsabilização e controle de metas e resultados, seja cumprida e vivenciada, constatou-se que há muitas críticas e insatisfações no cotidiano dessas escolas. A política é materializada com ressalvas, adaptações e paradoxos. Os atores escolares traduzem suas práticas com outras demandas, contextualizações e interpretações, apesar de cenários de passividade e incipiência, principalmente na atuação dos diretores, educadores de apoio e analistas educacionais. Contudo, na figura dos professores, emergem discursos marcados por insatisfações e desejos de mudança. O estudo concluiu, portanto, que satisfação e insatisfação coexistem no que tange à atuação da política. Todavia, partiu-se do pressuposto de que haveria, no contexto prático, mais questionamentos e críticas ao modelo vigente do que posturas de inércia e omissão. Por fim, pontuamos que a lógica da meritocracia, dos padrões de desempenho, do controle de metas, da accountability e das performances definem o contexto gerencialista e mercadológico da educação pernambucana, conforme os achados obtidos em nosso campo analítico de investigação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão escolar por resultadospt_BR
dc.subjectRede Estadual de Ensino de Pernambucopt_BR
dc.subjectTeoria da Atuação Políticapt_BR
dc.titleAtuações da Política de Gestão Escolar por resultados em Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6569696931026228pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis doctoral thesis aimed to investigate the School Management Policy by Results under the aegis of New Public Management, currently implemented in the State Education Network of Pernambuco. The objectives were: to identify and systematize the perceptions of school actors regarding the current management policy in the state education network; to analyze the views of school professionals on this management policy and its relationship with New Public Management; and to understand, through the perspectives of school actors — principals, coordinators, educational analysts, and teachers — the outcomes of this policy in practice and how they evaluate it. Among the theoretical fields addressed in this study, we highlight topics related to Neoliberal Rationality, New Public Management, and the understanding of political management technologies, such as performativity, accountability, and regulation, emphasizing mechanisms of professional accountability, the precarization of work in schools, competitiveness, the pursuit of goals and results, bonus policies, among other aspects. The methodology was qualitative in nature, and its epistemological foundation was based on the Policy Cycle Approach (Ball, 1992) and the Theory of Political Action (Ball, 2012; 2016) as theoretical and analytical frameworks. The fieldwork, which comprised the practical dimension of the research, was conducted in six state schools located in the municipalities of São Lourenço da Mata and Camaragibe, under the jurisdiction of the Metropolitan South Regional Education Management Office (GRE). Analytically, the research subjects consisted of school principals, support educators (pedagogical coordinators), educational analysts, and teachers. Data collection and territorial mapping were conducted through questionnaires and semi-structured interviews. The study’s results highlight that the educational policy in Pernambuco, specifically the School Management Policy, materialized in the context of the PMGP-PE/Education Goals, is rooted in the principles of New Public Management (NPM), which are hegemonic in this context. Thus, in the state of Pernambuco, the modernization of public management is observed as a sine qua non condition for routine practices.Although the School Management Policy, based on professional regulation, accountability, and the control of goals and results, is implemented and experienced, the research found significant criticisms and dissatisfaction in the daily routines of these schools. The policy is materialized with reservations, adaptations, and paradoxes. School actors reinterpret its practices through alternative demands, contextualization, and interpretations, despite scenarios of passivity and inaction, especially among principals, support educators, and educational analysts. However, teachers’ narratives stand out as a key source of dissatisfaction and aspirations for change. The study concluded that satisfaction and dissatisfaction coexist concerning the policy’s implementation. Nevertheless, the initial hypothesis anticipated more questions and criticisms of the prevailing model than the observed inertia and omission. Finally, we point out that meritocracy, performance standards, goal control, accountability, and performance metrics define the managerial and market- oriented context of education in Pernambuco, as evidenced by the findings in our analytical field investigation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Carla Cristina de Moura Cabral.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons