Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63951

Compartilhe esta página

Título: Cenário do ensino de materiais em cursos de design no Brasil e Itália: estratégias e práticas
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Marcelo Vicente da
Palavras-chave: Experiências materiais; Educação de materiais no design; Design emocional; Teorias e críticas do design; Design industrial
Data do documento: 29-Nov-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA JÚINIOR, Marcelo Vicente da. Cenário do ensino de materiais em cursos de design no Brasil e Itália: estratégias e práticas. 2024. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A relação do profissional de Design com os materiais vem sendo aprimorada com o transcorrer do tempo, em consequência dos avanços tecnológicos e demandas socio-eco ambientais percebida em cada era. A essencialidade dos materiais para compor o cotidiano humano é evidente, visto que somos rodeados por artefatos, e estes requerem matéria-prima para que projetos e "desenhos" tornem-se tangíveis. Desde a revolução industrial, do início do sec. XVIII, e a criação da profissão do design no sec. XIX, a relação com os materiais, processos, e repercussão destes ao meio está em constante reformulação. Neste contexto a tese apresentada parte do questionamento do cenário de ensino da relação dos materiais e sustentabilidade em cursos de design, já que estes temas são elementares para a prática do designer que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio. A tese defende que é possível apresentar o cenário do ensino da relação de materiais e sustentabilidade em cursos de design de países diferentes por meio da identificação de variáveis que retratem os contextos de ensino e a correlação destas com o mercado vigente. Neste sentido, as seguintes etapas foram realizadas considerando o Brasil e a Itália: identificação da produção cientifica especifica sobre o ensino de materiais e sustentabilidade em Instituições de ensino superior em design, identificação das ementas das disciplinas de materiais e sustentabilidade; identificação aspectos vigentes do mercado; identificação da perspectiva docente sobre essa relação por meio de entrevistas; analise e correlacionar dos pontos identificados. Com isso, defende-se a validação da hipótese de que “Com base na identificação de variáveis que retratem os contextos de ensino de países diferentes, e a correlação destas com o mercado vigente, é possível apresentar um cenário legítimo, composto por práticas, estratégias e críticas sob o cenário de ensino sob a relação de materiais e sustentabilidade”. O cenário indica coerência de ensino aos princípios do desenvolvimento sustentável, convergência de conteúdos para preparar os discentes sobre aspectos filosóficos, técnicos e práticos pertinentes à relação do ensino de materiais e sustentabilidade. Foi evidenciado que no caminho interdisciplinar, e o designer é especialista em projeto, e este deve estar atento para o exercício lógico de identificar as incoerências projetuais, e associar-se às demais áreas partindo de um lugar de propriedade intelectual para dialogar de forma adequada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63951
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcelo Vicente da Silva Junior.pdf22,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons