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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63951

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Amilton José Vieira de-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Marcelo Vicente da-
dc.date.accessioned2025-06-26T16:27:45Z-
dc.date.available2025-06-26T16:27:45Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationSILVA JÚINIOR, Marcelo Vicente da. Cenário do ensino de materiais em cursos de design no Brasil e Itália: estratégias e práticas. 2024. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63951-
dc.description.abstractA relação do profissional de Design com os materiais vem sendo aprimorada com o transcorrer do tempo, em consequência dos avanços tecnológicos e demandas socio-eco ambientais percebida em cada era. A essencialidade dos materiais para compor o cotidiano humano é evidente, visto que somos rodeados por artefatos, e estes requerem matéria-prima para que projetos e "desenhos" tornem-se tangíveis. Desde a revolução industrial, do início do sec. XVIII, e a criação da profissão do design no sec. XIX, a relação com os materiais, processos, e repercussão destes ao meio está em constante reformulação. Neste contexto a tese apresentada parte do questionamento do cenário de ensino da relação dos materiais e sustentabilidade em cursos de design, já que estes temas são elementares para a prática do designer que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do meio. A tese defende que é possível apresentar o cenário do ensino da relação de materiais e sustentabilidade em cursos de design de países diferentes por meio da identificação de variáveis que retratem os contextos de ensino e a correlação destas com o mercado vigente. Neste sentido, as seguintes etapas foram realizadas considerando o Brasil e a Itália: identificação da produção cientifica especifica sobre o ensino de materiais e sustentabilidade em Instituições de ensino superior em design, identificação das ementas das disciplinas de materiais e sustentabilidade; identificação aspectos vigentes do mercado; identificação da perspectiva docente sobre essa relação por meio de entrevistas; analise e correlacionar dos pontos identificados. Com isso, defende-se a validação da hipótese de que “Com base na identificação de variáveis que retratem os contextos de ensino de países diferentes, e a correlação destas com o mercado vigente, é possível apresentar um cenário legítimo, composto por práticas, estratégias e críticas sob o cenário de ensino sob a relação de materiais e sustentabilidade”. O cenário indica coerência de ensino aos princípios do desenvolvimento sustentável, convergência de conteúdos para preparar os discentes sobre aspectos filosóficos, técnicos e práticos pertinentes à relação do ensino de materiais e sustentabilidade. Foi evidenciado que no caminho interdisciplinar, e o designer é especialista em projeto, e este deve estar atento para o exercício lógico de identificar as incoerências projetuais, e associar-se às demais áreas partindo de um lugar de propriedade intelectual para dialogar de forma adequada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectExperiências materiaispt_BR
dc.subjectEducação de materiais no designpt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectTeorias e críticas do designpt_BR
dc.subjectDesign industrialpt_BR
dc.titleCenário do ensino de materiais em cursos de design no Brasil e Itália: estratégias e práticaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLANGELLA, Carla-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2217866457692517pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9138096051015150pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe Design professional's relationship with materials has been improved over time, as a result of technological advances and socio-eco-environmental demands perceived with the evolving eras. The essentiality of materials to compose human daily life is evident, given that we are surrounded by artifacts, and these require raw materials so that projects and "drawings" become tangible. Since the industrial revolution, at the beginning of the 18th century, and the creation of the design profession in the 19th century, the relationship with materials, processes, and their impact on the environment has been constantly reformulated. In this context, the thesis began from questioning the teaching scenario of the relationship between materials and sustainability in design courses, since these themes are elementary for the designer's practice that aims to contribute to the sustainable development of the environment. The thesis argues that it is possible to present the scenario of teaching the relationship of materials and sustainability in design courses in different countries by identifying variables that portray the teaching contexts and their correlation with the current market. In this sense, the following steps were carried out considering the cultural contexts of Brazil and Italy: identification of specific scientific production on the teaching of materials and sustainability in higher education institutions in design; identification of the syllabi of materials and sustainability subjects; identification of current market aspects; identification of the teaching perspective on this relationship through interviews; analyse and correlate the identified points. With this, the validation of the hypothesis is defended that “Based on the identification of variables that portray the teaching contexts of different countries, and the correlation of these with the current market, it is possible to present a legitimate scenario, composed of practices, strategies and criticisms under the teaching scenario under the relationship of materials and sustainability”. The scenario indicates coherence in teaching the principles of sustainable development, convergence of content to prepare students on philosophical, technical and practical aspects relevant to the relationship between materials and sustainability. It was evident that in the interdisciplinary path, the designer is a project specialist, and he must be attentive to the logical exercise of identifying design inconsistencies, and associating with other areas from a place of intellectual property to dialogue appropriately.pt_BR
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