Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63908
Share on
Title: | O Uso de Técnicas Persuasivas em Interfaces Gráficas de Redes Sociais: Reflexões para um Design Responsável |
Authors: | SANTOS, Leanderson de Andrade |
Keywords: | interface; design persuasivo; tecnologia; redes sociais; política; experiência do usuário |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Citation: | SANTOS, Leanderson de Andrade. O Uso de Técnicas Persuasivas em Interfaces Gráficas de Redes Sociais: Reflexões para um Design Responsável. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Grande parte do design de interfaces de redes sociais é projetado para capturar a atenção dos usuários e alimentar os algoritmos das plataformas. Diante desse cenário, este trabalho investiga o uso de técnicas persuasivas em interfaces de redes sociais, buscando com preender seus impactos e responsabilidades em um contexto mais amplo. Para isso, realiza um levantamento bibliográfico interdisci plinar, analisando as consequências e problemáticas que as mídias digitais impõem ao tecido social. Além disso, explora modelos de tecnologias persuasivas para explicar os fundamentos teóricos que influenciam o design de interfaces e conduz um estudo de caso da plataforma X, examinando a aplicação dessas estratégias na prática. Ao final, conclui-se que, na disputa pela atenção dos usuários, essas plataformas adotam padrões de design que se inter-relacio nam para manter os usuários retidos em seus sistemas. Essa prática levanta questionamentos éticos no campo profissional, uma vez que a construção dessas interfaces carrega consigo os interesses e objetivos próprios das empresas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63908 |
Appears in Collections: | (TCC) - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Leanderson de Andrade Santos.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License