Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63908

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCASTILLO, Leonardo Augusto Gómez-
dc.contributor.authorSANTOS, Leanderson de Andrade-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:56:13Z-
dc.date.available2025-06-25T17:56:13Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-06-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Leanderson de Andrade. O Uso de Técnicas Persuasivas em Interfaces Gráficas de Redes Sociais: Reflexões para um Design Responsável. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63908-
dc.description.abstractGrande parte do design de interfaces de redes sociais é projetado para capturar a atenção dos usuários e alimentar os algoritmos das plataformas. Diante desse cenário, este trabalho investiga o uso de técnicas persuasivas em interfaces de redes sociais, buscando com preender seus impactos e responsabilidades em um contexto mais amplo. Para isso, realiza um levantamento bibliográfico interdisci plinar, analisando as consequências e problemáticas que as mídias digitais impõem ao tecido social. Além disso, explora modelos de tecnologias persuasivas para explicar os fundamentos teóricos que influenciam o design de interfaces e conduz um estudo de caso da plataforma X, examinando a aplicação dessas estratégias na prática. Ao final, conclui-se que, na disputa pela atenção dos usuários, essas plataformas adotam padrões de design que se inter-relacio nam para manter os usuários retidos em seus sistemas. Essa prática levanta questionamentos éticos no campo profissional, uma vez que a construção dessas interfaces carrega consigo os interesses e objetivos próprios das empresas.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectinterfacept_BR
dc.subjectdesign persuasivopt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectredes sociaispt_BR
dc.subjectpolíticapt_BR
dc.subjectexperiência do usuáriopt_BR
dc.titleO Uso de Técnicas Persuasivas em Interfaces Gráficas de Redes Sociais: Reflexões para um Design Responsávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061771070429217pt_BR
dc.description.abstractxMuch of the design of social media interfaces is crafted to capture users’ attention and feed the platforms’ algorithms. In this con text, this work investigates the use of persuasive techniques in social media interfaces, seeking to understand their impacts and responsibilities in a broader framework. To achieve this, it con ducts an interdisciplinary literature review, analyzing the conse quences and issues that digital media impose on the social fabric. Furthermore, it explores models of persuasive technologies to explain the theoretical foundations that influence interface design and carries out a case study of platform X, examining the practical application of these strategies. In the end, it is concluded that in the competition for users’ attention, these platforms adopt inter related design patterns to keep users engaged in their systems. This practice raises ethical questions in the professional field, as the construction of these interfaces carries the companies’ own inte rests and objectivespt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Leanderson de Andrade Santos.pdf2,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons