Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63887

Compartilhe esta página

Título: Gamificação e grandezas proporcionais : uma orquestração instrumental com o uso do Dashboard app
Autor(es): SILVA, Geógina Maria da
Palavras-chave: Matemática; Escape Room; Ferramentas de aprendizagem
Data do documento: 16-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Geógina Maria da. Gamificação e grandezas proporcionais : uma orquestração instrumental com o uso do Dasboard app. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Nosso cotidiano está passando por grandes transformações tecnológicas resultantes da globalização, onde cada vez mais, os jogos digitais estão fazendo parte da vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes. O grande desafio educacional é adequar-se a essa nova fase, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público-alvo e o conteúdo escolar. É nesse contexto que a presente pesquisa buscou construir e analisar uma orquestração instrumental gamificada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre grandezas proporcionais. Para tanto, tivemos como referencial teórico a gamificação e a orquestração instrumental: a gamificação definida como uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por elementos de jogos, seguindo estratégias e com regras bem definidas; e a orquestração instrumental (OI) com planejamentos e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologia. Para a construção da OI gamificada, utilizamos o Dashboard app, um aplicativo gamificado que reúne todas as ferramentas necessárias para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, que nas três fases desta metodologia de pesquisa trouxe uma composição de orquestrações instrumentais gamificada formada por três Orquestrações Instrumentais compondo um processo de gamificação do ensino, descrevendo, inicialmente a estruturação delas e suas características, seguindo pelo intuito de cada uma das situações a enfrentar, as configurações didáticas, a partir daí a análise a priori para chegarmos aos modos de execução e resultados. Desse modo, pode-se inferir que essa composição é um produto educacional viável e executável para as aulas de matemática no 3o ano do ensino médio, por criar atividades que esclareçam conceitos complexos de maneira mais visual e interativa, ajudando os alunos a entenderem melhor os princípios subjacentes, e por fornecer um feedback imediato e relevante à medida que eles progridem nas atividades relacionadas às grandezas proporcionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63887
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Geógina Maria da Silva.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons