Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63887
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Geógina Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T20:44:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T20:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geógina Maria da. Gamificação e grandezas proporcionais : uma orquestração instrumental com o uso do Dasboard app. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63887 | - |
dc.description.abstract | Nosso cotidiano está passando por grandes transformações tecnológicas resultantes da globalização, onde cada vez mais, os jogos digitais estão fazendo parte da vida de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes. O grande desafio educacional é adequar-se a essa nova fase, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público-alvo e o conteúdo escolar. É nesse contexto que a presente pesquisa buscou construir e analisar uma orquestração instrumental gamificada para os estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre grandezas proporcionais. Para tanto, tivemos como referencial teórico a gamificação e a orquestração instrumental: a gamificação definida como uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por elementos de jogos, seguindo estratégias e com regras bem definidas; e a orquestração instrumental (OI) com planejamentos e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologia. Para a construção da OI gamificada, utilizamos o Dashboard app, um aplicativo gamificado que reúne todas as ferramentas necessárias para monitorar o processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, que nas três fases desta metodologia de pesquisa trouxe uma composição de orquestrações instrumentais gamificada formada por três Orquestrações Instrumentais compondo um processo de gamificação do ensino, descrevendo, inicialmente a estruturação delas e suas características, seguindo pelo intuito de cada uma das situações a enfrentar, as configurações didáticas, a partir daí a análise a priori para chegarmos aos modos de execução e resultados. Desse modo, pode-se inferir que essa composição é um produto educacional viável e executável para as aulas de matemática no 3o ano do ensino médio, por criar atividades que esclareçam conceitos complexos de maneira mais visual e interativa, ajudando os alunos a entenderem melhor os princípios subjacentes, e por fornecer um feedback imediato e relevante à medida que eles progridem nas atividades relacionadas às grandezas proporcionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Escape Room | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Gamificação e grandezas proporcionais : uma orquestração instrumental com o uso do Dashboard app | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3012626709635594 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our daily life is undergoing major technological transformations resulting from globalization, where more and more digital games are becoming part of everyone's lives, especially children and adolescents. In this sense, the great educational challenge is to adapt to this new phase, adopting significant methodologies that meet the needs of the target audience and the school content. In this context, the present research sought to construct and analyze a gamified instrumental orchestration for students of the third grade of high school on proportional quantities. To this end, we will have as a theoretical reference the gamification and instrumental orchestration: gamification defined as a methodology that can be used in education, based on the use of engaging practices dynamized by game elements, following strategies and with well defined rules; and instrumental orchestration (OI) with planning and execution of technology-rich educational arrangements. For the construction of the gamified OI, we use the Dashboard app, a gamified application that brings together all the tools needed to monitor the student learning process. The methodology adopted in the research is the action research, which in the three phases of this research methodology brought a composition of gamified instrumental orchestrations formed by three instrumental orchestrations composing a process of gamification of the teaching, describing, initially, their structure and characteristics, following for the purpose of each of the situations to be faced, the didactic settings, hence the a priori analysis to arrive at the modes of execution and results. Thus, it can be inferred that this composition is a viable and executable educational product for math classes in the 3rd grade of high school. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Geógina Maria da Silva.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons