Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63880

Compartilhe esta página

Título: A atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica.
Autor(es): DUARTE, Luiza Ferreira
Palavras-chave: educação; escolas privadas; Serviço Social; espaço sócio-ocupacional
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: DUARTE, Luiza Ferreira. A atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho discute a inserção do Serviço Social em instituições de ensino básico privado, com o objetivo de analisar a atuação do profissional de Serviço Social nesse contexto sócio-ocupacional. Os objetivos específicos são, refletir sobre as ações desenvolvidas pela profissão nas escolas privadas, considerando suas atribuições, competências e instrumentos de trabalho, entender os desafios enfrentados pelos assistentes sociais nas instituições de ensino privado, incluindo as limitações impostas na garantia do direito à educação e à permanência dos alunos nas escolas. Além disso, o estudo visa destacar a importância da atuação do Serviço Social no contexto educacional, ressaltando seu papel fundamental nesse ambiente. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com foco em produções acadêmicas sobre o Serviço Social na educação e nas escolas privadas, buscando compreender as experiências dos profissionais nesse cenário e as ações que realizam, além dos desafios e limitações encontrados no cotidiano. A abordagem utilizada é de caráter explicativo, integrada à perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética, com o intuito de compreender as relações sociais e profissionais, considerando as transformações contínuas da sociedade e os espaços de atuação do Serviço Social. A partir disso, o estudo dialoga sobre o trabalho dos assistentes sociais nas escolas privadas, que se caracteriza como um espaço sócio-ocupacional marcado por limites, dificuldades e desafios, influenciado pela lógica mercadológica, mas também marcado por avanços e, acima de tudo, de ações dos próprios profissionais que buscam fortalecer o seu papel no ambiente educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63880
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiza Ferreira Duarte.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons