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Título : A atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica.
Autor : DUARTE, Luiza Ferreira
Palabras clave : educação; escolas privadas; Serviço Social; espaço sócio-ocupacional
Fecha de publicación : 14-abr-2025
Citación : DUARTE, Luiza Ferreira. A atuação do serviço social na educação básica privada: uma análise das intervenções e dos desafios profissionais a partir da produção bibliográfica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho discute a inserção do Serviço Social em instituições de ensino básico privado, com o objetivo de analisar a atuação do profissional de Serviço Social nesse contexto sócio-ocupacional. Os objetivos específicos são, refletir sobre as ações desenvolvidas pela profissão nas escolas privadas, considerando suas atribuições, competências e instrumentos de trabalho, entender os desafios enfrentados pelos assistentes sociais nas instituições de ensino privado, incluindo as limitações impostas na garantia do direito à educação e à permanência dos alunos nas escolas. Além disso, o estudo visa destacar a importância da atuação do Serviço Social no contexto educacional, ressaltando seu papel fundamental nesse ambiente. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com foco em produções acadêmicas sobre o Serviço Social na educação e nas escolas privadas, buscando compreender as experiências dos profissionais nesse cenário e as ações que realizam, além dos desafios e limitações encontrados no cotidiano. A abordagem utilizada é de caráter explicativo, integrada à perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética, com o intuito de compreender as relações sociais e profissionais, considerando as transformações contínuas da sociedade e os espaços de atuação do Serviço Social. A partir disso, o estudo dialoga sobre o trabalho dos assistentes sociais nas escolas privadas, que se caracteriza como um espaço sócio-ocupacional marcado por limites, dificuldades e desafios, influenciado pela lógica mercadológica, mas também marcado por avanços e, acima de tudo, de ações dos próprios profissionais que buscam fortalecer o seu papel no ambiente educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63880
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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