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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63862
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Título: | Indicadores de sustentabilidade para universidades: proposta de modelo para uma universidade federal brasileira baseado nos ODS |
Autor(es): | GOMES, Roberta Cardoso |
Palavras-chave: | Indicadores; Sustentabilidade; Avaliação; ODS; Instituições de ensino superior |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GOMES, Roberta Cardoso. Indicadores de sustentabilidade para universidades: proposta de modelo para uma universidade federal brasileira baseado nos ODS. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são conceitos de grande importância para o mundo, por isso se tornaram o centro de muitos debates. Muitas instituições públicas de ensino superior têm implementado políticas e programas de sustentabilidade para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis em suas operações. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo propor modelo de avaliação do aproveitamento e do estabelecimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas universidades públicas federais brasileiras, em especial para a UFRR – Universidade Federal de Roraima. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi escolhida como método, devido a sua capacidade de fornecer um alto nível de evidência científica, sendo uma ferramenta valiosa para a tomada de decisão. Como resultado, esta pesquisa apresenta uma análise de estudos dos últimos cinco anos, incluindo distribuição temporal das publicações, fontes de publicação e autores mais produtivos. Com base nos estudos da RSL, como contribuição, foi estruturado um modelo de indicadores de sustentabilidade que considera as principais áreas de atividade universitária: pesquisa, gestão, extensão e ensino e enfatiza a interconexão entre todos os ODS quanto às estratégias diversas e integradas das IES para alcançar o desenvolvimento sustentável. O modelo apresentado é sistêmico, e possui o balizamento do conceito de aprendizado e melhoria contínua. Para tanto, é necessário repensar os padrões de produção e consumo, estimular a inovação tecnológica, promover a inclusão social e, principalmente, garantir a participação ativa de diferentes atores dentro das universidades públicas federais, em específico da UFRR. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63862 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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